Jovens selecionados para o Escalando o Futuro 2020 participam de workshops de comunicação e empreendedorismo
Estudantes e funcionários do McDonald’s participam de imersão de três dias em workshops online
Foram 38 os jovens selecionados para a etapa de imersão do projeto Escalando o Futuro 2020, uma iniciativa da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em parceria com o McDonald’s que busca desenvolver jovens talentos em comunicação. Neste ano, ficou evidente a diversidade regional dos selecionados, com participantes de Salvador e Vitória da Conquista (BA), São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Sertãozinho, Bragança, Suzano e Itupeva (SP), Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (RJ), São José dos Pinhais e Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Viamão, Alvorada e Gravataí (RS), Recife (PE), Poços de Caldas (MG), Manaus (AM) e de João Pessoa (PB).
Na semana passada, nos dias 19, 20 e 21, os escaladores participaram de diversos workshops online, ministrados por profissionais e especialistas do mercado sobre temas relacionados à produção de conteúdo, storytelling, roteiro, produção audiovisual, literatura, boas práticas de mídias sociais e empreendedorismo. Após esta fase de capacitação, os escaladores irão desenvolver seus roteiros e os melhores projetos participam do showtime: a apresentação para a banca de jurados, concorrendo a prêmios em dinheiro e a oportunidade de terem suas histórias produzidas pelo McDonald’s.
No primeiro dia de imersão, os workshops abordaram storytelling, a arte da contação de histórias, com interações por celular e exercícios, trazidos por Fernando Palacios, um dos pioneiros do tema no Brasil; produção audiovisual, um passeio pela produção de conteúdo em vídeo, com foco no Youtube, com João Pedro Paes Leme, sócio do Felipe Neto; e produção de eventos, com curiosidades, fatos e bastidores da comunicação em grandes festivais, como o Rock In Rio e Game XP, apresentados por Fabiana Lavinas.
No dia seguinte, os escaladores assistiram a uma live sobre roteirização, cuja ideia foi trabalhar os elementos do roteiro já mirando na execução dos projetos, por meio de muita interação e bom humor, com Larissa Câmara, diretora de TV, roteirista e comediante ; aprenderam mais sobre o cenário do mercado de produção de conteúdo online e gamificação com Rafael Sbarai, gerente de produtos digitais da Globo, e tiveram uma verdadeira aula sobre Literatura e Diversidade, um mergulho nas questões da presença dos gêneros na Literatura, com a poesia e o talento de Elisa Lucinda.
No último dia de imersão, Luana Matos, diretora de RH da Arcos Dorados falou sobre Liderança e Empreendedorismo, trazendo dicas para os jovens escaladores; Felipe Kozlowski, diretor de parcerias no Instagram, deu dicas, bons exemplos e cases sobre a produção de conteúdo na plataforma. Para encerrar a edição do curso, David Grinberg, VP de Comunicação da Arcos Dorados (McDonald’s) e um dos idealizadores do EoF, participou de um bate-papo com os escaladores sobre o futuro da comunicação.
“Hoje, a comunicação é cíclica, todos nós somos comunicadores, independente da profissão. Isso traz ainda mais responsabilidade sobre a comunicação que a gente emite. Antes das redes sociais, os canais eram muito fechados e lineares. Usar a comunicação como uma ferramenta do dia a dia é fundamental, mas pode gerar danos tremendos para uma marca, pois qualquer experiência é publicada nas redes sociais e vira verdade. Toda história tem três versões, a do primeiro, a do segundo e a verdade. O contexto atual é delicado, agressivo e perigoso”, argumentou Grinberg.
O Escalando o Futuro investe na capacitação em comunicação e criatividade para estudantes e funcionários da rede, oferecendo a oportunidade aos escaladores para aprender com grandes nomes da comunicação. As 10 melhores sinopses terão a mentoria do escritor e roteirista João Paulo Cuenca para o showtime em novembro, a apresentação para a banca de jurados. Os três melhores trabalhos serão premiados em R$ 4 mil, com chances de serem selecionados para sair do papel com o apoio do McDonald’s e parceiros em 2021.
História campeã da edição 2019 vira websérie
A primeira edição do Escalando o Futuro foi lançada no ano passado. Um dos vencedores da edição foi o universitário Leonardo Marin, ex-funcionário da rede, que teve sua websérie produzida pelo McDonald’s.
Com o título “Meu Primeiro Emprego”, a série conta a história da Hannah, uma jovem que está realizando o sonho do primeiro emprego no McDonald’s e, com a ajuda de uma fada-madrinha vai tentar fazer do seu primeiro dia um sucesso. Os vídeos já estão disponíveis no site corporativo e no canal do Youtube da Arcos Dorados, empresa responsável por operar a marca McDonald’s na América Latina e Caribe.
Para Leonardo Adelino, ex-funcionário da rede e autor do projeto selecionado para ser produzido, a oportunidade foi de grande importância para seu crescimento pessoal e profissional. “Fiquei extremamente feliz ao saber que minha ideia ia virar realidade. Participar do Escalando o Futuro foi um grande aprendizado e uma experiência muito enriquecedora. Estou ansioso para conferir o resultado e saber o que os funcionários do McDonald’s vão achar dessa história, pois é um reflexo de muitos que passam pelos restaurantes”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país