João Rodarte para Folha de S.Paulo: Empresas e imprensa na era do compliance
João Rodarte, fundador e presidente da CDN Comunicação, agência associada à Aberje, escreveu na quinta-feira, 8 de junho, no caderno Tendências/Debates da Folha de S. Paulo. No artigo, intitulado “Empresas e imprensa na era do compliance”, o executivo defende a ampliação das práticas de compliance – a conformidade com as leis e a com ética – nas empresas.
Rodarte analisa que, ao priorizarem o tema, as companhias estão se adequando às exigências da sociedade, que pedem cada vez mais por transparência. Essa demanda exige esforços múltiplos em comunicação: dentro da companhia, exige-se constante comunicação interna e treinamento dos funcionários; para fora da empresa, o relacionamento com a imprensa é fundamental. “As companhias, mesmo as de capital fechado, precisam ser transparentes, abrir as suas portas, seus fatos e dados para a imprensa, que, por sua vez, para dar conta da demanda da sociedade, deve se aparelhar. Repórteres precisam dominar o tema do compliance. Editores devem priorizá-lo”, afirma.
Desse modo, existe um desafio (e oportunidade) no jornalismo em fiscalizar as empresas “de forma tão eficiente quanto faz em relação aos poderes públicos”. Segundo Rodarte, caso as empresas e a imprensa vençam esse desafio, a sociedade sairá beneficiada.
Leia o artigo na íntegra no site da Folha de S.Paulo.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país