Itaú faz doação de bikes e bicicletários para Fernando de Noronha
Iniciativa do Governo Estadual de PE tem o objetivo de melhorar a mobilidade local e reduzir a emissão de CO2 no arquipélago
Fernando de Noronha, em Pernambuco, ganhou novas cores nesta terça, 20. Foi quando o Itaú fez a doação para a população local de dois bicicletários, construídos com materiais sustentáveis, como a madeira plástica, e suas primeiras dez bikes compartilhadas. A ideia é que seja implantado um piloto com um novo modelo de compartilhamento que contemple turistas e moradores. O controle de acesso e retirada das magrelas é totalmente livre.
Ao final da primeira etapa, que deve acontecer até dezembro, a expectativa é que mais 18 estações e 95 bicicletas adaptadas para as condições locais sejam entregues pelo banco. A ação tem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 no arquipélago, com o estímulo ao uso de meios de transporte não motorizados. Além disso, o banco doará também a sinalização das trilhas de bicicletas que já existem na ilha.
Outra novidade é que, até o final do ano, centenas de bikes infantis serão distribuídas gratuitamente a todas as crianças da ilha que estejam frequentando a escola. Esta iniciativa busca conscientizar os pequenos desde cedo sobre questões ambientais e a importância da bicicleta como um modal alternativo e sustentável de transporte. Os responsáveis interessados poderão se inscrever na própria administração de Noronha.
De acordo com Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais da instituição, “o Itaú acredita na bike como uma solução sustentável de mobilidade e por isso investimos em iniciativas como essa. Queremos ser, de fato, agentes de transformação. E o grande diferencial do plano de mobilidade pela bicicleta de Noronha é que ele envolve toda a comunidade, crianças e turistas nessa mudança coletiva, o que é fantástico! As bikes podem atender a população local e os frequentadores do arquipélago durante seus deslocamentos e passeios”.
Totalmente gratuito para moradores, turistas e amantes da ilha, o plano de mobilidade pela bicicleta de Fernando de Noronha conta com uma curiosidade especial: cada estação leva o nome de personalidades importantes das ilhas, com um breve resumo de sua história. “Queremos mobilizar toda a população e os turistas com essa iniciativa. A chegada das bicicletas simboliza o começo de uma mudança cultural muito importante para a ilha, que sempre se preocupou em preservar suas belezas naturais”, explica Felipe Carreras, secretário de Turismo e Esporte do Governo de Pernambuco.
Durante a festa de inauguração aberta para os moradores, a turma do Bike Anjo fez ações de conscientização, entre elas uma oficina ensinando a andar de bike. Cartilhas bilíngues também foram distribuídas para motoristas e ciclistas, dando dicas de como pedalar e dirigir com segurança, respeitando os bikers.
E as ações focadas em mobilidade promovidas pelo Governo do Estado com apoio do Itaú não param: entre 4 e 6 de novembro, acontece um curso de capacitação para 240 pessoas focado em motoristas de ônibus públicos e receptivos, taxistas, operadores de mergulho, guias de turismo e órgãos institucionais.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país