Itaipu Binacional é nova associada da Aberje
A Itaipu Binacional é resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e do Paraguai. A empresa foi fundada em 1974. Sua missão era construir e operar a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo até então.
A usina está localizada no rio Paraná, divisa entre os dois países. É a usina que mais gerou energia na história, com mais de 3 bilhões de Megawatts-hora desde que começou a operar, em 1984. O suficiente para abastecer o mundo por 43 dias.
São 20 unidades geradoras de 700 Megawatts cada, que totalizam 14.000 Megawatts de capacidade instalada. Dez unidades operam em 50 Hertz, a frequência da concessionária no Paraguai. As outras 10 operam em 60 Hertz, frequência utilizada no Brasil.
A construção da barragem ocorreu de 1975 a 1982 e empregou 40.000 trabalhadores brasileiros e paraguaios em seu pico. A conclusão da barragem permitiu a formação do reservatório e Itaipu deu início à operação Mymba Kuera, que resgatou mais de 36 mil animais silvestres.
Em seguida, iniciou-se a montagem das peças eletromecânicas. Em 1992, a usina já operava as primeiras 18 unidades geradoras concebidas no projeto original. Mais duas unidades foram adicionadas em 2007, quando a usina atingiu sua capacidade total.
Mas a empresa não gera apenas eletricidade. Desde a sua criação, a Itaipu Binacional segue os princípios do desenvolvimento sustentável, refletidos por suas iniciativas ambientais, sociais e econômicas integradas que promovem a prosperidade em ambos os países.
Comunicação
A área de comunicação da empresa é chefiada pela jornalista Ana Paula Hedler. A profissional está à frente da superintendência de comunicação desde junho de 2023, gerenciando as equipes de imprensa, imagem institucional, relações públicas e gestão da comunicação (divisão encarregada dos trâmites financeiros).
Segundo Ana Paula Hedler, “a comunicação corporativa desempenha um papel fundamental nas organizações, influenciando diversos aspectos de sua operação e sucesso. Uma comunicação corporativa eficaz ajuda a construir e manter uma imagem positiva da organização, além de tornar mais acessível e transparente o diálogo entre a empresa e a sociedade, os stakeholders, os funcionários, os clientes e o público em geral. Ela também gera engajamento entre os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo e satisfatório; facilita a troca de conhecimentos e a inovação; e garante que todos estejam alinhados à missão, à visão e aos valores da empresa. Em situações de crise, a comunicação corporativa ajuda a mitigar os danos à reputação da organização e assegura que as informações corretas cheguem a todas as partes interessadas. Por isso, considero a comunicação corporativa uma ferramenta estratégica que ajuda as empresas a navegar no ambiente de negócios complexo e dinâmico da atualidade, promovendo a coesão interna e a conexão eficaz com o mundo exterior.”
Hedler é cedida pela Prefeitura de Londrina, onde é funcionária de carreira desde 2011 e atuava como gestora de comunicação. Ana Paula é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é também bacharel em Direito pela UEL.
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