Ipiranga anuncia patrocínio ao Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino
Empresa é a primeira distribuidora a apoiar uma categoria feminina de futebol no país
A bola vai rolar no Gauchão Feminino Ipiranga. O pontapé inicial está agendado para o dia 31 de julho, data em que marca a estreia da empresa no patrocínio inédito ao Campeonato Estadual de Futebol Feminino.
A novidade foi anunciada na noite de ontem durante um evento promovido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que contou com a presença das atletas, da imprensa, dos representantes da Ipiranga, dos clubes, além de convidados especiais.
A Ipiranga já é patrocinadora oficial da competição masculina no Rio Grande do Sul há sete anos consecutivos. Com esta novidade, a empresa passa a fazer um movimento inédito, ao se posicionar como a primeira distribuidora de combustíveis a patrocinar a edição feminina da modalidade.
De acordo com Barbara Miranda, diretora de Marketing e Negócios da Ipiranga, o investimento no futebol feminino gaúcho é uma ação relacionada com a própria cultura da empresa, que tem na diversidade um componente essencial na estratégia de negócios.
A Ipiranga aderiu recentemente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres e Pacto Global) e colocou ações em prática: no último programa de trainee da companhia, 75% das vagas foram preenchidas por mulheres. Além disso, a Ipiranga criou o Women Speed, programa de mentoria para acelerar a presença feminina em cargos de liderança. São iniciativas que a Ipiranga busca refletir também em seus patrocínios. “Além de ser um investimento relevante na modalidade focada em mulheres que são atletas em um esporte tradicionalmente masculino, o projeto reforça nossa posição como uma empresa que de fato promove a diversidade. Ao associar nossa marca ao Gauchão Feminino, nos tornamos ainda mais próximos do público gaúcho. Afinal, a visibilidade e interesse pela competição só refletem o crescimento da modalidade no Estado”, comenta Barbara.
O futebol feminino cresceu muito nos últimos anos, especialmente no Rio Grande do Sul. Em 2019, eram seis clubes participantes do campeonato no Estado; e hoje, esse número é de 10, o que representa um crescimento de 25%, incluindo todas as regiões do Estado. Em campo, o número de mulheres também aumentou. Em 2021, foram 242 atletas inscritas e, este ano, a expectativa é aumentar 10% esse número. “Estamos conquistando, aos poucos, nosso espaço e mostrando a força das mulheres no futebol. O Rio Grande do Sul tem se destacado no cenário nacional e até internacional revelando grandes talentos. Temos muito para evoluir, mas é passo a passo que vamos conquistando mais espaço e relevância”, comemora Carla Larini, Gerente de Marketing e Negócios da Federação Gaúcha de Futebol.
O Gauchão Feminino Ipiranga terá uma série de ativações, com destaque para o “Tour da Taça”, no qual o troféu da competição será exposto nos postos Ipiranga das cidades dos clubes. Haverá ainda a entrega de um troféu especial da empresa para as melhores jogadoras das semifinais e da final. A Ipiranga também vai personalizar o banco de reservas na final, patch e marca nas camisas dos clubes, placas nos campos de jogo, além de outras ações.
O Gauchão Feminino Ipiranga terá 10 times na edição de 2022, que se enfrentarão rumo ao título estadual no dia 6 de novembro. São eles: Adergs, Brasil-Farroupilha, Elite, Flamengo, Grêmio, Guarany, Internacional, Juventude, Oriente e Vidal Pro.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa