11 de março de 2020

International Aberje Award premia estudo acadêmico da Virgínia

Vencedor analisou como  departamentos de saúde pública de vários países geram engajamento entre seus seguidores e identificando os principais erros

Por Aurora Ayres

Em sua 12ª edição, o International Aberje Award premia mais um paper durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), realizado entre os dias 5 a 7 de abril, em Orlando (EUA). Intitulado “When Public Health meets Twitter: Communicating #globalhealth issues across the globe”, o estudo acadêmico vencedor foi elaborado por uma equipe de pesquisadores da Virginia (EUA). O prêmio foi entregue para Aloni Hill, da Virginia Commonwealth University, uma das autoras do trabalho. Além do troféu do International Aberje Award, os vencedores receberam US$ 1 mil, que serão investidos em suas pesquisas.

Leonardo Müller (Aberje), Emiliana Pomarico (Aberje), Aloni Hill (Virginia Commonwealth University), Don W. Stacks (University of Miami)

Baseado em uma análise de conteúdo proveniente de 1.200 tweets lançados por 12 departamentos de saúde pública de vários países, o paper vencedor aborda como  essas unidades de saúde buscam engajar seu público via Twitter. Um dos pontos mais curiosos é que campanhas de conscientização, como amamentação e doação de sangue,  tem mais de 40% dos tweets destinados a este assunto, enquanto que doenças específicas, como HIV, doenças mentais e cardiovasculares são menos trabalhadas na rede social. 

Apesar de as doenças cardiovasculares serem responsáveis pela maioria das mortes da população mundial, a pesquisa identificou que a maioria dos países ainda prioriza as doenças infecciosas em seus tweets. A pesquisa também revelou que países como Brasil, Alemanha e Nova Zelândia foram os que mais buscaram explorar websites que não fossem o próprio, o que demonstra maior neutralidade ao repassar informações, apoiando-se em outras fontes. 

Outro dado curioso é que cinco países – Chile, Alemanha, Nova Zelândia, Cingapura e África do Sul – destinavam 40% dos seus tweets a assuntos sobre a agenda de seu departamento de saúde pública, reuniões, parcerias, viagens etc. Tal informação revela o quanto a atuação do departamento de relações públicas estava ativo neste tipo de conteúdo, podendo ser útil para estratégia da agência de PR, mas não para a população. 

Brasil, Índia, EUA e Itália são os líderes em engajamento entre os países. Entre as conclusões do paper vencedor é que, para se promoverem, as agências de saúde devem se utilizar mais desse meio de comunicação; suas postagens devem trazer, de forma estratégica, os tópicos apontados pelo modelo Health Belief Model (HBM) para alcançar engajamento: percepção, suscetibilidade, severidade, benefícios, barreiras, autoeficácia e sinais de ação. Além disso, o uso de imagens deve ser mais aproveitado de forma a impactar visualmente o público-alvo que se quer atingir.

Histórico

Desde 2009, a Aberje reconhece e premia estudos acadêmicos de Comunicação em organizações centrados na América do Sul com o International Aberje Award. A distinção ocorre durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), nos EUA, promovida pelo Institute for Public Relations. O processo de seleção para as pesquisas premiadas conta com a avaliação do Comitê Consultivo e Conselho de Administração do IPRRC como parte da competição global.

2009 – 1º International Aberje Award: Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Natural da Guatemala, sua pesquisa versou sobre as relações públicas na Guatemala e a identificação das variáveis críticas contextuais que formam a indústria local.

2010 – 2º International Aberje Award: Angela Fischer, então mestranda na Boston University. Seu trabalho teve como título “The Licensed Ethical Conscience: a study of Public Relations Ethics in Brazil” e parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa com 16 entrevistas em profundidade com profissionais brasileiros.

2011– 3º International Aberje Award: Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, com o trabalho “Multicultural Environments and their challenges to crisis communication”. Ela, que era professora da University of North Carolina, analisou as influências culturais no gerenciamento de crises, a partir de entrevistas qualitativas com 25 profissionais de comunicação para elaborar sugestões para os comunicadores frente às suas novas demandas.

2012 – 4º International Aberje Award: Sufyan Mohammed-Baksh, da Universidade de Scranton, com o trabalho “Using the Heuristic Systematic Model to investigate a possible emerging trend: How public relations spokesperson gender and ethnicity effect audience perceptions of spokesperson, organization and message credibility”. Ele estudou a credibilidade étnica e de gênero de porta-vozes e suas mensagens no campo de relações públicas.

2013 – 5º International Aberje Award: Helga Pereira, da Brigham Young University, autora do trabalho “How is diversity portrayed in the websites of Brazilian corporations? An analytical study”. O objetivo foi investigar como as maiores e mais bem-sucedidas corporações brasileiras definem questões de diversidade e as retratam para os públicos que acessam seus websites. A estudante analisou 10 sites das primeiras corporações brasileiras listadas na Forbes 2000 Biggest Public Companies.

2014 – 6º International Aberje Award: Nathaly Aya Pastrana, da Universidade Suíço-Italiana de Lugano/Suíça, com o trabalho de Mestrado intitulado “Corporate Social Responsibility: Perceptions and practices among SMEs in Colombia”, realizado sob orientação do professor Krishnamurthy Sriramesh, da Purdue University/EUA. O estudo buscou compreender as percepções e práticas de Responsabilidade Social Corporativa em uma amostra de pequenas e médias empresas colombianas.

2015 – 7º Internacional Aberje Award: Martina V. Kloss e a professora Lynne M. Sallot, como parte do mestrado desenvolvido na University of Georgia, intitulado “Corporate Stewardship in Public Relations Here and Lá and/e Aqui e There: How Top Companies in the U.S. and Brazil Use Their Websites to Build and Maintain Relationships”.

2016 – 8º International Aberje Award: pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), com o trabalho intitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication”.

2017– 9º International Aberje Award: Jeanine Guidry, da Virginia Commonwealth University, com o paper “Tweeting about diseases and publichealth: communicating global helth issues across nations”, no qual ela analisou a comunicação do governo brasileiro através do twitter com a campanha #zicazero.

2018 – 10º International Aberje Award: Sungsu Kim e Yan Jin, da University of Georgia, com o trabalho intitulado “The Influences of Temporal Distance toward Threat on Publics’ Responses in the Context of Health Crisis”. Os pesquisadores analisaram como a distância temporal (futuro próximo vs. Futuro distante) afetam a percepção de uma ameaça e, consequentemente, as respostas em comunicação de risco.

2019 – 11º International Aberje Award: Myoung-Gi Chon, da Universidade de Auburn, no Alabama, e Bugil Chang, da Universidade de Oklahoma, investigaram os efeitos da comunicação simétrica de CEOs nas mídias sociais.

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