International Aberje Award premia estudo acadêmico da Virgínia
Vencedor analisou como departamentos de saúde pública de vários países geram engajamento entre seus seguidores e identificando os principais erros
Por Aurora Ayres
Em sua 12ª edição, o International Aberje Award premia mais um paper durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), realizado entre os dias 5 a 7 de abril, em Orlando (EUA). Intitulado “When Public Health meets Twitter: Communicating #globalhealth issues across the globe”, o estudo acadêmico vencedor foi elaborado por uma equipe de pesquisadores da Virginia (EUA). O prêmio foi entregue para Aloni Hill, da Virginia Commonwealth University, uma das autoras do trabalho. Além do troféu do International Aberje Award, os vencedores receberam US$ 1 mil, que serão investidos em suas pesquisas.
Baseado em uma análise de conteúdo proveniente de 1.200 tweets lançados por 12 departamentos de saúde pública de vários países, o paper vencedor aborda como essas unidades de saúde buscam engajar seu público via Twitter. Um dos pontos mais curiosos é que campanhas de conscientização, como amamentação e doação de sangue, tem mais de 40% dos tweets destinados a este assunto, enquanto que doenças específicas, como HIV, doenças mentais e cardiovasculares são menos trabalhadas na rede social.
Apesar de as doenças cardiovasculares serem responsáveis pela maioria das mortes da população mundial, a pesquisa identificou que a maioria dos países ainda prioriza as doenças infecciosas em seus tweets. A pesquisa também revelou que países como Brasil, Alemanha e Nova Zelândia foram os que mais buscaram explorar websites que não fossem o próprio, o que demonstra maior neutralidade ao repassar informações, apoiando-se em outras fontes.
Outro dado curioso é que cinco países – Chile, Alemanha, Nova Zelândia, Cingapura e África do Sul – destinavam 40% dos seus tweets a assuntos sobre a agenda de seu departamento de saúde pública, reuniões, parcerias, viagens etc. Tal informação revela o quanto a atuação do departamento de relações públicas estava ativo neste tipo de conteúdo, podendo ser útil para estratégia da agência de PR, mas não para a população.
Brasil, Índia, EUA e Itália são os líderes em engajamento entre os países. Entre as conclusões do paper vencedor é que, para se promoverem, as agências de saúde devem se utilizar mais desse meio de comunicação; suas postagens devem trazer, de forma estratégica, os tópicos apontados pelo modelo Health Belief Model (HBM) para alcançar engajamento: percepção, suscetibilidade, severidade, benefícios, barreiras, autoeficácia e sinais de ação. Além disso, o uso de imagens deve ser mais aproveitado de forma a impactar visualmente o público-alvo que se quer atingir.
Histórico
Desde 2009, a Aberje reconhece e premia estudos acadêmicos de Comunicação em organizações centrados na América do Sul com o International Aberje Award. A distinção ocorre durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), nos EUA, promovida pelo Institute for Public Relations. O processo de seleção para as pesquisas premiadas conta com a avaliação do Comitê Consultivo e Conselho de Administração do IPRRC como parte da competição global.
2009 – 1º International Aberje Award: Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Natural da Guatemala, sua pesquisa versou sobre as relações públicas na Guatemala e a identificação das variáveis críticas contextuais que formam a indústria local.
2010 – 2º International Aberje Award: Angela Fischer, então mestranda na Boston University. Seu trabalho teve como título “The Licensed Ethical Conscience: a study of Public Relations Ethics in Brazil” e parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa com 16 entrevistas em profundidade com profissionais brasileiros.
2011– 3º International Aberje Award: Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, com o trabalho “Multicultural Environments and their challenges to crisis communication”. Ela, que era professora da University of North Carolina, analisou as influências culturais no gerenciamento de crises, a partir de entrevistas qualitativas com 25 profissionais de comunicação para elaborar sugestões para os comunicadores frente às suas novas demandas.
2012 – 4º International Aberje Award: Sufyan Mohammed-Baksh, da Universidade de Scranton, com o trabalho “Using the Heuristic Systematic Model to investigate a possible emerging trend: How public relations spokesperson gender and ethnicity effect audience perceptions of spokesperson, organization and message credibility”. Ele estudou a credibilidade étnica e de gênero de porta-vozes e suas mensagens no campo de relações públicas.
2013 – 5º International Aberje Award: Helga Pereira, da Brigham Young University, autora do trabalho “How is diversity portrayed in the websites of Brazilian corporations? An analytical study”. O objetivo foi investigar como as maiores e mais bem-sucedidas corporações brasileiras definem questões de diversidade e as retratam para os públicos que acessam seus websites. A estudante analisou 10 sites das primeiras corporações brasileiras listadas na Forbes 2000 Biggest Public Companies.
2014 – 6º International Aberje Award: Nathaly Aya Pastrana, da Universidade Suíço-Italiana de Lugano/Suíça, com o trabalho de Mestrado intitulado “Corporate Social Responsibility: Perceptions and practices among SMEs in Colombia”, realizado sob orientação do professor Krishnamurthy Sriramesh, da Purdue University/EUA. O estudo buscou compreender as percepções e práticas de Responsabilidade Social Corporativa em uma amostra de pequenas e médias empresas colombianas.
2015 – 7º Internacional Aberje Award: Martina V. Kloss e a professora Lynne M. Sallot, como parte do mestrado desenvolvido na University of Georgia, intitulado “Corporate Stewardship in Public Relations Here and Lá and/e Aqui e There: How Top Companies in the U.S. and Brazil Use Their Websites to Build and Maintain Relationships”.
2016 – 8º International Aberje Award: pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), com o trabalho intitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication”.
2017– 9º International Aberje Award: Jeanine Guidry, da Virginia Commonwealth University, com o paper “Tweeting about diseases and publichealth: communicating global helth issues across nations”, no qual ela analisou a comunicação do governo brasileiro através do twitter com a campanha #zicazero.
2018 – 10º International Aberje Award: Sungsu Kim e Yan Jin, da University of Georgia, com o trabalho intitulado “The Influences of Temporal Distance toward Threat on Publics’ Responses in the Context of Health Crisis”. Os pesquisadores analisaram como a distância temporal (futuro próximo vs. Futuro distante) afetam a percepção de uma ameaça e, consequentemente, as respostas em comunicação de risco.
2019 – 11º International Aberje Award: Myoung-Gi Chon, da Universidade de Auburn, no Alabama, e Bugil Chang, da Universidade de Oklahoma, investigaram os efeitos da comunicação simétrica de CEOs nas mídias sociais.
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
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- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
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