International Aberje Award 2017 é entregue durante conferência em Orlando
Foi durante a 20th Annual International Public Relations Research Conference (IPRRC), promovida pelo Institute for Public Relations e realizada entre 8 e 11 de março de 2017 em Orlando/EUA, que a Aberje fez a entrega da nona edição do seu International Award. Trata-se de um prêmio voltado a reconhecer trabalhos acadêmicos centrados em pesquisas sobre a América Latina.
Quem venceu o Prêmio deste ano foi Jeanine Guidry, da Virginia Commonwealth University, com o paper “Tweeting about diseases and publichealth: communicating global helth issues across nations”, no qual ela analisou a comunicação do governo brasileiro através do twitter com a campanha #zicazero. O resumo do paper vencedor pode ser baixado neste link: Link
Também participou desta conferência a nossa gerente de Programas Educacionais, Emiliana Pomarico Ribeiro, apresentando o trabalho “New contexts, new narratives anda new PRs”, escrito em conjunto com o Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e com Tato Carbonaro, responsável pela área de Relações Institucionais da Aberje.
O paper na íntegra pode ser lido aqui: Full paper
International Aberje Award – Histórico
O 1º International Aberje Award foi realizado em 14 de março de 2009 e concedido a Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Ela é natural da Guatemala e sua pesquisa versou sobre as relações públicas na Guatemala e a identificação das variáveis críticas contextuais que formam a indústria local.
Em 13 de março de 2010 foi realizado o 2º International Aberje Award, concedido a Angela Fischer, então mestranda na Boston University. Ela é norte-americana e seu trabalho teve como título “The Licensed Ethical Conscience: a study of Public Relations Ethics in Brazil” e parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa com 16 entrevistas em profundidade com profissionais brasileiros.
O 3º International Aberje Award foi conquistado em 02 de março de 2011 pela Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, no trabalho “Multicultural Environments and their challenges to crisis communication”. Ela, que era professora da University of North Carolina, analisou as influências culturais no gerenciamento de crises, a partir de entrevistas qualitativas com 25 profissionais de comunicação para elaborar sugestões para os comunicadores frente às suas novas demandas.
Sufyan Mohammed-Baksh, da Universidade de Scranton, foi o vencedor do 4º International Aberje Award no dia 9 de março de 2012 com “Using the Heuristic Systematic Model to investigate a possible emerging trend: How public relations spokesperson gender and ethnicity effect audience perceptions of spokesperson, organization and message credibility”. Ele estudou a credibilidade étnica e de gênero de porta-vozes e suas mensagens no campo de relações públicas.
O 5º foi entregue em cerimônia no dia 8 de março de 2013 a Helga Pereira, da Brigham Young University, autora do trabalho “How is diversity portrayed in the websites of Brazilian corporations? An analytical study”. O objetivo foi investigar como as maiores e mais bem-sucedidas corporações brasileiras definem questões de diversidade e as retratam para os públicos que acessam seus websites. A estudante analisou 10 sites das primeiras corporações brasileiras listadas na Forbes 2000 Biggest Public Companies.
O dia 8 de março de 2014 marcou a entrega do 6º International Aberje Award para Nathaly Aya Pastrana, da Universidade Suíço-Italiana de Lugano/Suíça, pelo trabalho de Mestrado intitulado “Corporate Social Responsibility: Perceptions and practices among SMEs in Colombia”, realizado sob orientação do professor Krishnamurthy Sriramesh, da Purdue University/EUA. O estudo buscou compreender as percepções e práticas de Responsabilidade Social Corporativa em uma amostra de pequenas e médias empresas colombianas.
A 7º edição do Internacional Aberje Award, durante a cerimônia que aconteceu no dia 7 de março de 2015, premiou Martina V. Kloss e a professora Lynne M. Sallot, como parte do mestrado desenvolvido na University of Gegorgia, intitulado “Corporate Stewardship in Public Relations Here and Lá and/e Aqui e There: How Top Companies in the U.S. and Brazil Use Their Websites to Build and Maintain Relationships”.
A 8ª edição do International Aberje Award concedeu o troféu ao estudo de pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), apresentado na 19th Annual International Public Relations Research Conference, no dia 5 de março, no Holiday Inn University of Miami, nos Estados Unidos, para o trabalho entitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication”.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país