InPress Porter Novelli lança novo posicionamento para área de Comunicação Interna
Um dos principais desafios para as áreas de Comunicação e Recursos Humanos de organizações dos mais variados portes e segmentos é o de manter seus públicos internos engajados às estratégias de crescimento dos negócios e consolidação das suas narrativas de cultura.
A pandemia da Covid-19 estabeleceu novas formas de trabalho, nas quais colaboradores tiveram que se adaptar a intensos processos de transformação digital, o que demanda inteligência criativa para gerar impacto sustentável nos negócios. Outro aspecto importante diz respeito à necessidade de mudança de pensamento e comportamento exigida da liderança, que deve estar muito mais envolta em processos de escuta ativa para tomada de decisões, desenvolvendo o accountability.
Com base nisso, a InPress Porter Novelli, empresa de comunicação líder no atendimento a contas do setor privado em todo o Brasil, com cerca de 450 colaboradores e 150 clientes ativos, renova sua área de Comunicação Interna que, agora, passa a se chamar “Comunicação Interna e Transformação Organizacional”.
“Cada vez mais somos chamados a atuar sistemicamente para nossos parceiros, trazendo as mais eficazes estratégias e soluções diante dos desafios do negócio e da cultura. Para promover a transformação organizacional temos que tornar os públicos internos protagonistas das mudanças almejadas, engajando-os às narrativas de cultura que traduzem a proposta de valor aos colaboradores e a gestão de marca empregadora”, avalia Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.
A executiva complementa que para atuar em rede a InPress Porter Novelli busca conexões com diversas consultorias, entre elas, de desenvolvimento humano e organizacional, cultura, causa e propósito, diversidade e inclusão, institutos de pesquisas, entre outras. Além de promover um ambiente interno de integração entre todas as disciplinas da comunicação, com foco na resolução dos desafios do cliente: PR, Digital, Criação, Gestão de Crise, Marketing de Influência, Conteúdo, Digital, Thought Leadership, Treinamentos etc.
Novo head para a área
A revitalização da área de Comunicação Interna e Transformação Organizacional passa, ainda, pela chegada do novo head, Adriano Zanni. Com mais de 22 anos de mercado, o executivo vem para liderar um time de mais de 15 especialistas. Formado em jornalismo pela Unesp, com pós em branding pela FGV e MBA em Marketing, Zanni já atendeu organizações globais de diversos segmentos, liderando projetos de change management e engajamento a pilares de cultura.
“Costumo dizer que toda a jornada de transformação demanda um olhar atento para o tripé: estratégia — pessoas — processos. Alavancar o protagonismo dos públicos internos nas decisões do business e estimular a geração de ideias e conteúdos de uma maneira bastante autoral (que é algo que eles já vivenciam em suas redes sociais, por exemplo) são a base para que todos compreendam a sua parte no todo. Ninguém exerce um papel sem, primeiramente, não acreditar na autonomia para exercê-lo”, pondera.
Um dos projetos que a InPress Porter Novelli apresenta em seu portfólio é o Programa de Multiplicadores em Comunicação Interna e Cultura. Uma jornada de aprendizagem para colaboradores dos mais variados níveis que engloba capacitação sobre soft skills, diálogos acerca dos pilares de EVP, além de discussões sobre temas sensíveis que impactam a reputação organizacional.
“É um meio de ampliar, com inteligência coletiva, a própria capilaridade da área de Comunicação dos clientes no desafio de consolidá-la como estratégica. Ao mesmo tempo, passamos a envolver os públicos internos na construção de projetos de cultura, validando ideias e os empoderando de fato. Trabalhar estrategicamente esta rede se torna essencial em virtude do seu poder de influenciar positivamente o ambiente de trabalho e outros stakeholders externos”, conclui Adriano Zanni.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires