Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e BASF promovem evento de desenvolvimento profissional de pessoas negras
Empresa química também criou banco de currículos para talentos de diferentes grupos minorizados socialmente que tenham interesse em oportunidades de trabalho em todo o Brasil
A BASF, multinacional do setor químico e empresa signatária de Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que congrega mais de 60 empresas comprometidas em promover a inclusão étnica e racial em suas empresas, e combater o racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor, celebrou a formação da primeira turma de alunos que participaram do projeto BIG Empoderados, programa da BASF direcionado ao desenvolvimento de carreiras dos colaboradores negros da companhia, com foco na capacitação de competências técnicas e socioemocionais.
O programa foi desenvolvido e aplicado pela Diversity — plataforma de capacitação, desenvolvimento de pessoas, consultoria e recrutamento da Iniciativa Empresarial. Para Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial, “estimular e criar oportunidade para que o negro tenha a possibilidade de desenvolver uma carreira de sucesso é o compromisso da Iniciativa Empresarial e das empresas que acreditam na promoção e igualdade de oportunidades sem distinção”.
O evento aconteceu em São Paulo e contou com a participação de alguns formandos, bem como da alta liderança da BASF representada por Fernando Barbosa, vice-presidente para Materiais de Performance da BASF para América do Sul e sponsor do BIG (Black Inclusion Group, grupo de afinidade que desenvolve ações de sensibilização e educação sobre a questão racial no Brasil). “A BASF acredita que, além de ser a coisa certa a ser feita, times diversos, operando em um ambiente inclusivo e em uma cultura de abertura e respeito, trazem interações de maior valor, geram inovação e soluções diferenciadas. Diferentes formações, vivências e experiências enriquecem o ambiente de trabalho”, comenta Fernando.
Desde o início da jornada de Diversidade & Inclusão da BASF, foram formados grupos de afinidade, criando assim uma rede global de troca de experiências e conhecimento. O objetivo desses grupos é justamente criar entendimento sobre os desafios e oportunidades de inclusão para todos e todas. No Brasil, são cinco e promovem: equidade de gênero, inclusão de pessoas LGBTI+, inclusão de pessoas com deficiência, inclusão de pessoas negras e pardas, e interação intergeracional.
O BIG (Black Inclusion Group) foi criado em 2017 e com o objetivo de promover a diversidade racial como um tema-chave na BASF, tendo a educação como ferramenta fundamental para gerar um ambiente atraente, acolhedor e promissor para pessoas negras.
A BASF reconhece que a diversidade de seus colaboradores e colaboradoras, com sua pluralidade de ideias e experiências, traz novas perspectivas e resultados, permitindo alcançar o objetivo de ser uma organização de alta performance, gerando interações criativas, inovação e valor para equipes, clientes, parceiros de negócios e para a sociedade.
Diante desse cenário, foi recentemente criado o Banco de Talentos de Diversidade, com objetivo de buscar profissionais para atuar nos diferentes segmentos da empresa. O banco é destinado a pessoas com deficiência, mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com mais de 50 anos e pessoas pretas e pardas. Os profissionais interessados podem se inscrever na página exclusiva da BASF na internet, onde serão avaliados para futuras vagas de emprego que abrirem na companhia.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país