Índia vai sediar 11ª edição do World PR Forum sobre construção de boa vontade para o bem maior
O World PR Forum, um dos maiores eventos de RP do mundo, será realizado em setembro deste ano em Chennai, Índia, com o tema “Construindo Boa Vontade para o Bem Maior” (Building Goodwill for the Greater Good). Organizado pela Global Alliance for PR and Communication Management, o evento é semestral, mas não ocorre há cinco anos, sobretudo devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
A Aberje representa seus membros na Global Alliance (GA) e participa ativamente na organização do WPRF. Para saber mais sobre o que podemos esperar do evento, conversamos com Amith Prabhu, pioneiro das Relações Públicas na Índia, membro do conselho da GA e organizador local do WPRF, sobre suas expectativas para o evento.
Também aproveitamos a oportunidade para saber mais sobre temas como reputação e comunicação corporativa na perspectiva local indiana. Amith tem mais de 15 anos de experiência em gestão de reputação, tendo trabalhado na Índia e nos EUA em empresas líderes em comunicações de marketing.
Depois de alguns anos sem o WPRF, estamos finalmente de volta. Qual é a importância de ter um evento global presencial novamente, em um mundo cada vez mais digitalizado e híbrido?
Embora o mundo tenha se adaptado ao novo normal, não podemos mudar completamente as nossas escolhas favoritas ou aquilo que assistimos e aprendemos durante nosso crescimento. Um evento presencial aproxima o público e gera uma experiência muito mais enriquecedora. Os vídeos e as imagens sempre terão um grande impacto em nossas vidas, e cada vez maior, mas o mundo híbrido ou digital não é a mesma coisa. Embora algumas partes do ambiente de trabalho inteligente estejam se beneficiando dessa mudança, o fato é que os eventos virtuais não conseguirão mais criar a mesma experiência que um evento presencial.
Todos estamos ansiosos para ver mais detalhes do programa. Que temas serão os destaques no fórum e qual a expectativa de aprendizado dada pelo evento?
Essa edição do WPRF terá um tema abrangente – “Construindo Boa Vontade para um Bem Maior” – e os subtemas serão “Como o mundo está mudando as RPs e como as RPs devem mudar o mundo” e “Comunicação Responsável – Sua reputação, sua influência, seu papel”.
Com o WPRF acontece junto com a PRAXIS 2023, durante três dias, a conferência incluirá aprendizagem de alto valor, palestrantes globais, oportunidades de networking, participantes de todo o mundo e sessões inspiradoras.
É o objetivo primordial das Relações Públicas criar boa vontade e depois mantê-la. As Relações Públicas estabelecem boa vontade entre a organização e os seus diversos stakeholders, ou seja, funcionários, clientes e outros. Para isso, os profissionais de RP devem ser adaptáveis a tudo que acontece no processo de criação de boa vontade. As Relações Públicas ajudam na construção de um estoque de boa vontade para uma marca, de tal forma que ela possa sobreviver à adversidade ou negatividade caso ela ocorra. Criar boa vontade é ainda mais imperativo agora após a turbulência dos últimos dois anos. A próxima edição do WPRF trata de sobre todos esses e muitos outros elementos, ao mesmo tempo em que se concentra na construção de boa vontade para um bem maior.
Um dos temas que mais se destaca nos dias de hoje é a reputação. Cuidar da reputação é certamente um grande desafio para as equipes de comunicação. Qual é a sua visão sobre a reputação nas empresas e como isso pode ser abordado no evento?
A reputação é um ativo intangível, mas muitíssimo importante e para o qual qualquer marca ou empresa trabalha desde o início, usando-o como base de forma consistente. Um deslize e você pode perder tudo em um segundo. Nós já vimos tais exemplos no passado. Na Promise Foundation, nós organizamos plataformas de eventos para a comunidade de RP e Comunicação com temáticas em torno da Gestão de Reputação. Recebemos líderes globais e CEOs de marca abordando e falando sobre como, em suas empresas, a reputação é de extrema importância e como eles colocam muito foco nisso. Na verdade, a PRAXIS 2023, que acontecerá em 22 e 23 de setembro de 2023 em Chennai, tem como tema “Gestão de Reputação – O Quadro Mais Amplo”. Gerenciar e construir reputação é o que mantem os CEOs acordados à noite! São aspectos que certamente serão abordados.
A Índia é um país enorme, populoso e com uma cultura muito interessante. No entanto, em termos de Comunicação Corporativa, nem sempre conhecemos muito bem a realidade local. Quais são as características da prática da comunicação na Índia que o senhor acha interessante compartilhar para o mundo da comunicação?
A fraternidade da comunicação indiana está bem equipada com o conhecimento necessário para compreender e trabalhar de acordo com as diferenças culturais baseadas nas geografias. A maioria dos líderes de comunicação trabalha com uma abordagem de comunicação específica para o gosto, as culturas e as crenças nas respectivas regiões. Na verdade, a profissão de comunicação aqui na Índia está vivendo seu melhor pico nesta década, em termos de colaborações, novas mídias e abordagem para trabalhar com uma cultura híbrida.
Todos os anos, a Aberje elege um Tema do Ano, que é discutido em todas as atividades promovidas pela associação. O tema deste ano é “Conexões que transformam: A força da rede no crescente mercado da comunicação empresarial”. Como o senhor acha que essa ideia se aplica a redes como a Global Alliance? Qual é a importância da rede hoje em dia para um melhor ambiente de negócios?
O tema é apropriado, dado que vivemos em um mundo hiperconectado e com múltiplas distrações. A necessidade das redes sempre foi primordial. A Global Alliance – da qual a Aberje e a Promise Foundation fazem parte – oferece aos membros um imenso escopo para colaborar, graças aos valores compartilhados que valorizamos. E, no centro de tudo o que fazemos, há uma rede inteligente que ajuda todos a ter sucesso. Estamos confiantes de que vamos ver muito networking durante o WPRF em Chennai, Índia, em setembro de 2023.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão