In Memoriam: James Heffernan (1956-2014)
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Berkeley, o professos James Heffernan, falecido em 3 de novembro de 2014, estabeleceu-se no Brasil, onde fez florescer a carreira e o intelecto dos alunos que selecionou, acompanhou e incentivou ao longo dos anos em que viveu no país. Construiu uma inspiradora carreira como executivo e empresário, fundando, em 2000, a The Jedi Group, consultoria especializada em educação e desenvolvimento gerencial. Desde então, desenvolveu e coordenou programas internacionais para organizações brasileiras e parcerias internacionais diversas.
Em 2004 chegou à Aberje. James à época era um dos coordenadores da Boston School, área educacional e de treinamento do Bank Boston. A partir de sua experiência, colaborou para o nascimento, em 2006, do exitoso Curso Internacional em Comunicação Corporativa da Aberje, em parceria com a Syracuse University, que já formou mais de 300 líderes em Comunicação até hoje. Também na associação notabilizou-se pela implantação e coordenação do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, em parceria com a ESEG, no ano de 2011. Além da trajetória corporativa, um fato surpreendente da carreira de James é que em seu currículo também constava um Grammy. Ele foi produtor executivo do álbum Tribute to Miles (1994), do quinteto formado por Wallace Roney.
A partir de 2014, o Prêmio Aberje instituiu o troféu “Educador do Ano – James Heffernan” em homenagem ao professor. Naquele ano, Luiz Alberto de Farias, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi vencedor da distinção.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?