Iguá e Instituto Iguá levam para a Bienal do Livro Rio experiência de realidade virtual sobre saneamento e sustentabilidade
Do dia 1º a 10 de setembro, a Iguá, concessionária responsável pela distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, convida o público da Bienal do Livro do Rio a embarcar na Aqua Nave. Por meio de uma ação conjunta da concessionária com o Instituto Iguá e em parceria com o Green Nation, a iniciativa oferece acesso gratuito e consiste em um ônibus cenografado como uma nave espacial, onde os visitantes participam de uma experiência de realidade virtual. Por meio de um conteúdo inovador, interativo e lúdico, os participantes aprendem sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da adoção de atitudes que contribuam para um futuro sustentável.
Na atração, após ser recebido pela tripulação da Aqua Nave, o público é acomodado em poltronas instaladas no interior do espaço e coloca os óculos de realidade virtual para iniciar uma viagem digital sobrevoando um rio. Ao longo do percurso, é possível ver situações que provocam reflexões sobre temas como: consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos. O objetivo da Iguá e do Instituto Iguá com o investimento nesse projeto é provocar o público a adotar atitudes conscientes de consumo e praticar ações sustentáveis no dia a dia.
A atração tem capacidade para receber até 900 pessoas por dia. A Aqua Nave estará localizada no Pavilhão 4 do Riocentro, disponível todos os dias da Bienal, ao longo de toda a programação. O espaço é uma atração livre para todas as idades, mas crianças a partir de 9 anos terão maior aproveitamento da experiência.
Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 15 pessoas e cada visita tem previsão de duração de 12 minutos. A entrada de todos é garantida por meio de acessibilidade, com elevador para cadeira de rodas, e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.
“Buscamos sempre apoiar ações de educação ambiental, como a Aqua Nave, que nos aproximem ainda mais dos clientes e da sociedade em geral, ao mesmo tempo em que reforce mensagens importantes sobre preservação da natureza e a importância do saneamento básico. Este é um dos principais caminhos para alcançarmos um impacto social positivo e podermos deixar um legado relevante em nossa área de concessão. Recomendo a todos a experiência”, comenta Eduardo Dantas, Diretor Geral da Iguá no Rio de Janeiro.
A Iguá está presente no Rio de Janeiro em 18 bairros da capital, como Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio, atendendo a mais de 1 milhão de pessoas. A concessionária é responsável, desde 2022, pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na região. Desde o início da sua operação na cidade, a empresa já realizou mais de 130 ações de responsabilidade social, como projetos e campanhas com foco na sustentabilidade, beneficiando mais de 36 mil pessoas.
Serviço:
Local: Pavilhão 4 da Bienal do Livro
Horário: Durante toda a programação.
Sobre a Bienal do Livro
Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio é o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país. Neste ano que completa 40 anos, a Bienal contará com mais de 300 autores e personalidades das artes em mais de 200 horas de programação para um público de todas as idades, entre os dias 1º e 10 de setembro. A expectativa é que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pelo Riocentro, na Barra da Tijuca, nos dez dias de evento. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial do festival: www.bienaldolivro.com.br
Destaques
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?