Guia de Comunicação para o Agronegócio contribui para o aprimoramento do Agro com outros setores da sociedade
O pré-lançamento do Guia de Comunicação para o Agronegócio – Estratégias para melhorar a reputação do setor por meio de uma comunicação eficiente da Editora Aberje, organizado pelo jornalista Nicholas Vital, aconteceu durante a última Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, no início de maio. O evento contou com a participação de empresários do agronegócio e profissionais de comunicação.
De acordo com o autor, a obra traz informações importantes para a construção de um diálogo eficaz entre a empresa e públicos diversos. “A falta de comunicação do agro contribuiu para problemas reputacionais do setor e o livro surgiu de uma demanda das próprias empresas por uma comunicação mais eficiente”, observou.
“O guia busca auxiliar e orientar os profissionais de comunicação das empresas e, mais importante, levar essa informação também para as lideranças, fundamentais no trabalho de criar uma cultura de comunicação dentro das organizações”, ressaltou o especialista em comunicação do agro.
Vital aproveitou a ocasião para salientar que grandes empresas de agronegócio são associadas da Aberje. “É super importante criar essas conexões para a troca de experiências. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a gente promoveu mais de dez edições do nosso Lab de Comunicação para o Agronegócio; durante a pandemia realizamos a live Inspira Agro para promover a comunicação nesse período crítico e duas edições da pesquisa A Comunicação do Agronegócio no Brasil”, afirmou.
Para a diretora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot, é preciso trabalhar a questão da imagem da Comunicação do Agro. “As empresas vão perceber isso cada vez mais a importância de fazermos uma comunicação coesa e certeira, de sermos mais assertivos nisso. Devemos comunicar da melhor forma o que a gente faz para fora do Brasil, pois lá estão os nossos concorrentes”.
Na ocasião, Ana Pais, diretora de Comunicação da Yara Brasil – outra patrocinadora do lançamento do guia –, falou sobre a participação da companhia no canal Manual do Mundo, no Youtube. “Foi um case bastante interessante que nos ajudou a comunicar o que fazemos, para além do nosso público interno, alcançando um novo público e trazendo resultados positivos para a empresa”, disse. “Uma das missões da companhia é trabalhar para melhorar o diálogo e a comunicação no setor. Foi um prazer patrocinar um projeto tão relevante para o agronegócio”, complementou.
O lançamento oficial do Guia de Comunicação para o Agronegócio está previsto para acontecer no próximo Lab de Comunicação para o Agronegócio, com data a definir, promovido pela Aberje. A versão em ebook está disponível neste link .
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional