Grupo Solvay lança o programa de sustentabilidade Solvay One Planet
O Grupo Solvay anuncia um novo programa de sustentabilidade para 2030, o Solvay One Planet. Elemento integrante da estratégia de crescimento da empresa, denominada G.R.O.W., o programa está diretamente alinhado ao propósito da Solvay de vincular pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. A Rhodia Solvay é associada da Aberje no Brasil.
O plano reúne dez metas ambiciosas para impulsionar o progresso em três pilares principais: clima, recursos e uma vida melhor. Para atingir esses objetivos, o Grupo Solvay compromete-se a realocar investimentos para promover a sustentabilidade em seu portfólio de produtos, operações e locais de trabalho. “Com o Solvay One Planet, estamos estabelecendo objetivos mais ousados para resolver os principais desafios ambientais e sociais por meio da ciência e da inovação”, diz Ilham Kadri, CEO do Grupo Solvay. “Além da mudança climática, enfrentaremos a escassez de recursos e promoveremos uma vida melhor. Juntamente com nossos clientes, criaremos valor compartilhado sustentável para todos. Este é o progresso que nós vamos buscar, de acordo com a nossa estratégia”.
O Solvay One Planet é inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Inclui dez compromissos mensuráveis em três áreas de foco principais, a serem alcançados até 2030:
Clima
1. Diminuindo as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. A Solvay dobrará a taxa na qual reduz as emissões, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 26% e alinhar sua trajetória com a meta “bem abaixo de 2 °C de aumento de temperatura” descrita no Acordo de Paris de 2015.
2. Eliminando o uso de carvão. A Solvay não construirá novas usinas movidas a carvão e se comprometerá a eliminar progressivamente o uso de carvão na produção de energia, sempre que houver alternativas renováveis.
3. Reduzir a pressão sobre a biodiversidade. A Solvay planeja reduzir sua pressão em 30% sobre a biodiversidade em áreas como acidificação terrestre, eutrofização da água e ecotoxicidade marinha.
Recursos
4. Aumentar a eficiência no uso da água. A Solvay diminuirá seu impacto na retirada de água doce, reduzindo sua captação e consumo de água doce em 25%.
5. Acelerar a economia circular. A Solvay alavancará sua parceria com a Ellen MacArthur Foundation para mais que dobrar as vendas de produtos baseados em recursos renováveis ou reciclados para 15% das vendas do Grupo.
6. Aumentar a recuperação de resíduos. O Grupo reduzirá em um terço seus resíduos industriais não recuperáveis, tais como aterros sanitários e incineração sem recuperação de energia.
7. Aproveitando a inovação para desenvolver soluções sustentáveis. A Solvay atualizará seu portfólio sustentável para atingir 65% das vendas do Grupo, em colaboração com a Solar Impulse Foundation.
Vida melhor
8. Priorizando a segurança. A Solvay tem como objetivo uma política de zero acidentes, para proteger a segurança de seus funcionários.
9. Incorporar inclusão e diversidade. A Solvay trabalhará para alcançar a paridade de gênero para a gerência de nível médio e sênior até 2035. O código de integridade comercial da Solvay abre caminho para um ambiente de trabalho inclusivo que acolhe diversidade de qualquer tipo, como pensamento, raça, cor, origem nacional, religião, identidade de gênero ou orientação sexual.
10. Prorrogação da licença de maternidade e paternidade. Até 2021, a Solvay deve adaptar sua política global de 14 semanas de licença-maternidade para 16 semanas, estendendo-a aos coparentais empregados pela empresa, independentemente do gênero.
Além disso, a Solvay também está avançando em ações concretas internamente nestas três áreas de foco:
Clima: A Solvay começará a mudar para carros elétricos ou híbridos a partir de 2021.
Recursos: Um novo plano “Stop Office Waste” inclui a eliminação gradual do plástico de uso único, gerando quase zero desperdício de alimentos nas cantinas e com o objetivo de se tornar uma empresa sem papel.
Vida melhor: A Solvay está estabelecendo um “Observatório para uma Vida Melhor” com treinamento gerencial para apoiar a integração entre vida profissional e pessoal.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país