Grupo de refugiados e migrantes são interiorizados em parceria com a Sodexo On-site
Grupo de refugiados e migrantes desembarca em Minas Gerais para trabalhar na região sul do estado, com o apoio da AVSI Brasil, em parceria com a Operação Acolhida e da Sodexo On-site. Venezuelanos estavam abrigados em Roraima.
Um grupo com 44 migrantes e refugiados venezuelanos que estavam abrigados em centros de acolhimento de Boa Vista (RR), foi interiorizado para a região Sul de Minas Gerais, depois que 22 pessoas foram aprovadas em uma seleção para trabalhar como oficiais de serviços gerais em restaurantes da Sodexo On-site, em três cidades do entorno: Pouso Alegre, Extrema e Camanducaia. As passagens aéreas de Roraima para Minas Gerais foram cedidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), como apoio às ações da Operação Acolhida. O grupo desembarcou em janeiro e, além dos novos contratados, contava com 22 integrantes familiares.
A oportunidade de emprego surgiu a partir de uma parceria entre a empresa a Sodexo On-site, que abriu o processo seletivo em Roraima, e a AVSI Brasil, que acompanhou as entrevistas dos venezuelanos e viabilizou a interiorização do grupo, com o projeto Acolhidos por meio do trabalho. Todos eles foram encaminhados para acomodações temporárias previstas no projeto, por um período de até três meses, para que possam economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, sigam com aluguel próprio. O projeto também disponibiliza um assistente social, que fará o acompanhamento de todo o grupo para apoiá-lo na integração com a comunidade local durante esse período.
Para a gerente do Acolhidos por meio do trabalho, Thais Braga, o projeto garante proteção e amparo neste momento de transição, proporcionando tranquilidade para a empresa contratante e para o novo colaborador. “Nós entendemos que essas pessoas estão saindo de abrigos em Boa Vista e não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento”, explica.
A Sodexo On-site oferece serviços de Qualidade de Vida por meio da alimentação e facilities e tem a diversidade e inclusão como diferencial estratégico do seu negócio. Atualmente a empresa integra cinco pilares de atuação: Gênero, Gerações, Orientação Sexual e Identidade de Gênero, PcD e Cultura e Origens, sendo referência no tema com uma diretoria voltada exclusivamente a programas, ações e iniciativas que visam garantir um ambiente inclusivo para todos.
“Atuamos incisivamente para realizar a inclusão, de fato, em todos os nossos negócios, pois acreditamos que quando temos times diversos e um ambiente onde todos são respeitados e se sentem incluídos, há um engajamento maior, mais inovação e melhores resultados. E programas como esse, que apoiam pessoas em situações de vulnerabilidade como os refugiados, dando condições dignas de se reafirmarem como cidadãos, estão em linha com esse compromisso.”, afirma a Head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, Lilian Rauld.
Todos os novos contratados já concluíram as etapas do processo seletivo e estão com as documentações e vacinas em dia. A Sodexo, apoiada em políticas e procedimentos internos, tem a segurança e saúde dos colaboradores e clientes como prioridade, por isso vem adotando todas as medidas preventivas em suas operações, como a intensificação da limpeza dos ambientes, maior controle de higienização, comunicação preventiva e distanciamento.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país