Grupo CPFL Energia atua na preservação ambiental junto às suas redes
Preservar e regenerar a biodiversidade no entorno de seus ativos. Com este foco o Grupo CPFL desenvolveu ações para identificar e monitorar áreas protegidas, engajar a população em ações de plantio e conservação de vegetação nativa, e para realocar linhas aéreas para terrenos fora de áreas de preservação ambiental.
“A ação faz parte do nosso Programa de Preservação Ambiental e é resultado de uma cuidadosa avaliação e análise de alternativas de modernização das redes no entorno dessas áreas. Com isso, queremos minimizar os riscos ambientais e elétricos, garantindo a conservação desses importantes espaços naturais“, explica Rodolfo Sirol, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo CPFL Energia.
Foram 25 áreas mapeadas dentro da área de concessão da CPFL Paulista e em 11 dessas áreas há redes elétricas atravessando o interior das áreas de preservação ou passando em seus limites. Para cada uma dessas 11 foi realizada uma avaliação da situação, de alternativas de modernização de redes no entorno e de possibilidades de realocação. As ações de modernização ou retirada das redes foram iniciadas em 2022, e seis já foram concluídas. Outras cinco terão suas obras finalizadas até o fim deste ano.
No total, estão sendo trabalhados 44 km de redes elétricas, preservando-se uma área de 23 hectares. No total, 23 km de redes serão removidos e outros 21 km serão modernizados e substituídos por um padrão mais moderno e seguro, contribuindo para a minimização de riscos nessas áreas. Essa medida permitirá a regeneração da biodiversidade e a ampliação do fluxo genético e trânsito de animais.
Já a CPFL Transmissão, responsável pela transmissão de energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul, também está com um trabalho forte de conscientização e engajamento da população de Concórdia (SC). Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, no sábado (3) a equipe de Sustentabilidade da CPFL Energia participou de um evento no Parque Estadual Fritz Plaumann, com um plantio simbólico de algumas das 11 mil espécies que serão disponibilizadas à população local.
O evento promovido pela CPFL Energia em parceria com o CONSÓRCIO ITÁ, o IMA e o Parque Fritz Plaumann contou com a presença de alunos de escolas da região, que receberam mudas para plantio e participaram de atividades educativas sobre sustentabilidade e proteção ambiental. O grupo CPFL Energia ainda contribuiu ministrando uma palestra sobre sustentabilidade e biodiversidade. As ações visam conscientizar a nova geração para a importância da preservação da natureza e envolver a comunidade local na proteção e no cuidado da fauna e da flora.
ESG
Pelo Plano ESG 2030, a CPFL Energia se compromete em impulsionar a transição para uma forma mais sustentável, segura e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando os impactos positivos da empresa na sociedade. O Plano está estruturado em 23 compromissos públicos, fundamentados em 4 grandes pilares (Soluções renováveis & inteligentes; Operações sustentáveis; Valor compartilhado com a sociedade; Atuação segura e confiável). Um dos compromissos da empresa é de se tornar carbono neutro a partir de 2025 e reduzir 35% das emissões totais (diretas e indiretas).
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov