Global Alliance lança programa de reconhecimento para jovens comunicadores
A Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação global das principais associações de comunicação, da qual a Aberje integra o board, lançou o programa #NextInLine Responsible Communicators’ Recognition. Essa iniciativa faz parte das celebrações do Mês dos Estudantes e Jovens Profissionais (SYP Month) de 2024. O objetivo da iniciativa é reconhecer e valorizar jovens comunicadores que já estão fazendo a diferença ao praticar uma comunicação ética, transparente e responsável, temas centrais para o futuro da profissão.
A cada ano, a Global Alliance celebra o Mês dos Estudantes e Jovens Profissionais (SYP Month) como um compromisso contínuo em cultivar uma comunidade de apoio que inspira e desenvolve a próxima geração de líderes em relações públicas e comunicação. A iniciativa abrange seis regiões globais e busca identificar estudantes e jovens profissionais que demonstrem liderança e compromisso com as melhores práticas de comunicação.
Indicações Abertas
Se você conhece um estudante ou jovem profissional que está fazendo a diferença por meio da comunicação responsável, faça a indicação hoje mesmo.
O que você, que indicará o(a) estudante/jovem profissional, deverá fazer:
- A indicação deverá ser feita por e-mail ao respectivo Presidente do Conselho Regional América Latina: Hamilton do Santos, Diretor-Executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial: diretoria@aberje.com.br
IMPORTANTE: O e-mail deve ser enviado com cópia (CC) para cao@globalalliancepr.org.
2. Cada uma das indicações deverá ser enviada até 30 de outubro de 2024.
3. No próprio corpo do e-mail, incluir um breve resumo do perfil da pessoa indicada.
O que o candidato deverá fazer:
- Elaborar uma redação entre 250 e 650 palavras, refletindo sua compreensão e aplicação da comunicação responsável. O texto deve abordar um dos temas listados a seguir, e assegurar diretrizes específicas de formatação: formato PDF, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento de 1,5 e margem de 1”.
2. Temas para a Redação:
Navegando pela Ética Digital:
- Desafios da desinformação e conteúdo gerado por IA.
- Melhores práticas para manter a credibilidade e a confiança na comunicação digital.
Transparência e Responsabilidade em Relações Públicas:
- O papel da transparência na construção da confiança pública.
- Estudos de caso de comunicações de crise bem-sucedidas e malsucedidas.
Comunicando Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
- Como promover iniciativas de responsabilidade social corporativa com autenticidade.
- A importância de alinhar a comunicação e a prática.
Sensibilidade Cultural e Inclusão:
- Estratégias para garantir que a comunicação seja culturalmente sensível e inclusiva.
- Evitar estereótipos e promover a igualdade na comunicação global.
Privacidade e Segurança de Dados:
- A importância de proteger a privacidade das partes interessadas na comunicação.
- Como comunicar as práticas no uso de dados com transparência.
3. Assinar o Manifesto #NextInLine, disponível aqui.
4. Incluir um breve resumo do perfil da pessoa indicada no corpo do e-mail.
Critérios de Elegibilidade:
Os nomeados deverão ser indicados por universidades, organizações, agências e marcas dentro da sua região, submeter a redação (250-650 palavras) dentro dos temas pré-definidos até 30 de outubro de 2024 e garantir a assinatura do Manifesto #NextInLine.
Cada região escolherá os 10 melhores comunicadores responsáveis, selecionados pelos Presidentes dos Conselhos da Global Alliance em cada região, a partir de critérios de avaliação pré-definidos. Ao todo, serão 60 vencedores globalmente, que serão anunciados no #NextInLine Hero Web Conference e receberão o título de #NextInLine Responsible Communicators, destacando-se como exemplos a serem seguidos no mercado global de comunicação.
A conferência está programada para acontecer no dia 6 de novembro de 2024, na modalidade virtual, com horários específicos para cada região. Todos os vencedores receberão um certificado de reconhecimento.
Mais informações disponíveis aqui.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão