General Motors nomeia Santiago Chamorro para liderar a GM na América do Sul
Executivo com 27 anos de GM ocupou cargos de alta liderança na América do Sul e na sede global da empresa
A General Motors anunciou esta semana Santiago Chamorro como presidente da GM América do Sul. “Chamorro assume a função com a prioridade de liderar a implementação de investimentos-chave para o futuro das operações da GM na América do Sul, bem como aumentar a produção conforme a indústria supera a escassez global de semicondutores e a pandemia de covid-19”, afirma Steve Kiefer, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM Internacional.
Em sua nova função, Chamorro se reportará a Kiefer e se realocará de Michigan, onde ocupou sua última posição como vice-presidente da GM Global Connected Services, para São Paulo. Jeff Massimilla, diretor executivo de Connected Customer and Mobility Services, substitui Chamorro como vice-presidente da GM Global Connected Services.
“Santiago tem um profundo conhecimento de nossos mercados sul-americanos, bem como um forte relacionamento com nossa organização global. Isso o posiciona muito bem para continuar a conectar os negócios na América do Sul com a visão global de futuro da GM”, disse Kiefer, que complementou: “Trabalhando junto com a excelente equipe local da América do Sul, estou confiante de que nossos negócios poderão continuar centrados no cliente, com forte atuação junto aos nossos parceiros com o objetivo de um desempenho sustentável e lucrativo sob a liderança de Santiago.”
Chamorro disse que se sente honrado em liderar a GM na América do Sul e espera construir sobre as sólidas bases da empresa.
“É um prazer e uma honra assumir esta nova posição como presidente da América do Sul”, disse Chamorro. “Estou ansioso para me reconectar com os muitos colegas e parceiros para impulsionarmos os negócios na América do Sul juntos. Combinando nossa excelente equipe e parceiros da América do Sul, com nosso portfólio vencedor e as fábricas retomando a produção, temos os pilares para crescer e sustentar nossa forte posição na região.”
Chamorro ocupou cargos como presidente da GM Colmotores na Colômbia; gerente-geral de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul; e CEO da GM Brasil.
Em sua posição mais recente como vice-presidente da GM Global Connected Services, suas equipes se concentraram em promover a visão da GM para tecnologias inovadoras de veículos conectados e liderar a transformação da indústria ao mesmo tempo em que atendia aos clientes da GM. Hoje, a GM fornece OnStar e Serviços Conectados a 22 milhões de clientes em todo o mundo.
Transição de liderança
Na semana passada, o então presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, anunciou deixar a companhia para buscar outras oportunidades. O presidente da GM Internacional, Steve Kiefer, agradeceu pela liderança de Carlos na América do Sul desde 2013, destacando a atuação do executivo como força motriz para mudanças na indústria automotiva na América do Sul.
Sob a liderança de Zarlenga, a GM firmou investimentos históricos para fornecer veículos globais e dar seguimento aos mais de 100 anos de sucesso da Chevrolet na região, levando a marca à liderança de mercado no Brasil e continuação na América do Sul.
“Em nome da empresa, agradeço a Carlos por sua contribuição para a General Motors, construindo uma base sólida para o sucesso sustentável da Chevrolet na América do Sul”, afirmou Steve Kiefer.
Destaques
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
- Conselho Deliberativo da Aberje elege duas novas integrantes
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantãoLucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnas