Fundaçaõ Grupo Boticário recebe prêmio do Fórum Mundial de Biodiversidade
Os vencedores do Prêmio LIDE de Meio Ambiente 2015 foram divulgados nesta quinta-feira (25), durante o 6º Fórum Mundial do Meio Ambiente, que acontece em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo da premiação é homenagear empresas brasileiras, estrangeiras ou pessoas físicas que realizam projetos ambientais no Brasil. O prêmio é uma iniciativa do LIDE – Grupo de Líderes empresariais, maior organização empresarial do Brasil, reunindo cerca de 1.700 empresas que juntas são responsáveis por 52% do PIB privado do país.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi a instituição escolhida na categoria Unidades de Conservação (UC) pelo trabalho que desenvolve pela conservação da biodiversidade brasileira, especialmente no incentivo às áreas protegidas. “A Fundação Grupo Boticário foi uma das primeiras instituições a incentivar ações de proteção às UCs, além de possuir duas reservas próprias. É um compromisso com a conservação que merece ser reconhecido”, afirma Gustavo Ene, CEO do LIDE.
Os projetos apoiados pela Fundação Grupo Boticário já beneficiaram mais de 400 UCs em todo o Brasil. Já as duas unidades de conservação criadas e administradas pela instituição estão localizadas nos dois ambientes naturais brasileiros mais fragmentados e mais ameaçados de extinção: a Mata Atlântica (Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba – PR) e o Cerrado (Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante – GO). Juntas, elas protegem mais de 11 mil hectares de áreas naturais nativas que são habitat para cerca duas mil espécies de plantas e animais.
Para Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário é uma honra poder receber mais essa premiação. “Sermos reconhecidos por este grupo de formadores de opinião é muito importante, pois reflete que a conservação da natureza é relevante nas diversas regiões do Brasil e que estabelecemos a rota correta para trabalhar com essa causa, conquistando resultados sólidos e notório reconhecimento”, destaca. A instituição já recebeu mais de 60 reconhecimentos públicos e em setembro deste ano completa 25 anos.
As outras categorias do Prêmio LIDE de Meio Ambiente são Ambiente Urbano, Biodiversidade, Capitalismo Consciente, Economia Verde, Educação Ambiental, Gestão Pública Ambiental, Mídia Ambiental, Mudanças Climáticas, Oceanos e Recursos Hídricos.
O Fórum Mundial de Biodiversidade reúne cerca de 250 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais. Na edição 2015, o tema é ‘Mudanças climáticas e o impacto na vida das pessoas’, fortalecendo o objetivo de debater e propor a inserção de novas práticas sustentáveis no país.
Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.436 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.
SOBRE O LIDE: Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país