Folha de S.Paulo publica artigo sobre aliança empresarial contra fake news, iniciativa da Aberje
Assinado pelos diretores da Aberje, artigo propõe fazer dos colaboradores das empresas multiplicadores no combate à desinformação
Hoje (dia 6 de abril), foi publicado no jornal Folha de S.Paulo o artigo do diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, Paulo Nassar, e do diretor-geral Hamilton dos Santos sobre o lançamento da Aliança Aberje de Combate às Fake News, uma iniciativa da Aberje e do LiderCom – grupo de líderes de Comunicação Corporativa – para o combate à desinformação.
Ao destacar as falácias dessa indústria global que fatura, globalmente, cerca de US$ 78 bilhões, segundo estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, o texto divulga o mais novo projeto da entidade sobre fake news. A Aliança se apresenta como um movimento empresarial contra a desinformação que tem por objetivo maior fazer dos colaboradores das empresas, além de qualquer pessoa contrária à propagação de fake news, verdadeiros agentes multiplicadores no combate à desinformação.
Pesquisa da Aberje, ainda em 2018, mostrava que as notícias falsas já preocupavam 85% das organizações do país e indicava os danos financeiros e reputacionais que poderiam ocorrer com as marcas. “No maior país da América latina, as fake news encontraram um terreno fértil para prosperar. A ideia é que, ao tornar as organizações mais imunes a notícias falsas, a sociedade como um todo se torne igualmente mais imunizada”, diz o artigo.
Leia o artigo na íntegra aqui
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática