Fake Alert: newsletter da Aliança Aberje de Combate às Fake News
Nesta quarta-feira, 6, a Aliança Aberje de Combate às Fake News disparou mais uma edição de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. A newsletter, feita pelo curador da Aliança, o jornalista e professor Luiz Chinan, apresenta informações sobre fake news ligadas à dengue, assunto que retornou à pauta no país. Além disso, em seu radar, mostra que boa parte das mensagens duvidosas recebidas por usuários do Whatsapp citam marcas. Em “pesquisa” são apresentados exemplos e dicas para identificar deepfakes de áudios em IA.
Para conferir isso e muito mais sobre o combate às fake news, acesse a newsletter de fevereiro. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
Sobre a Aliança
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão