Estudantes da PUCRS vencem desafio da TIM no Prêmio Universitário Aberje 2021
14ª edição do PUA teve desafio sobre comunicação, conectividade e desenvolvimento social
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) juntamente com a TIM, anunciou na manhã de hoje (dia 07) os vencedores da 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), em transmissão ao vivo no canal da entidade no Youtube. Após uma difícil decisão, diante do alto nível dos projetos apresentados pelos seis grupos finalistas, a comissão julgadora decidiu: o primeiro lugar fica com os alunos de Relações Públicas da PUCRS, Eduardo Avila Dalbem, Thays Maria de Aquino Oliveira, Nathalia Paloschi Lima e Natalia Pagliarin Appel, que recebem R$ 10 mil de premiação. O segundo lugar fica com as estudantes de Relações Públicas da USP, Júlia Resende Perillo e Ludmilla Silva de Souza, que levam R$ 5 mil. E o terceiro lugar, aos alunos de Publicidade e Propaganda da USP, Felipe Soares Miranda, Carolina Filadelfo Teixeira Regis, Robson Lima dos Santos e Mayana Yumi Souza dos Reis, com R$ 3 mil.
Para Nathalia Appel, integrante do grupo vencedor, participar do PUA foi uma experiência enriquecedora. “Com certeza vamos levar essa experiência para a nossa vida profissional”, disse, convidando a todos para participar da iniciativa. “É minha segunda participação e a gente sempre consegue evoluir um pouco mais a cada edição”, completou. A participante Ludmilla Souza, do grupo que ficou com o segundo lugar, também agradeceu a oportunidade de trocar experiências. “Foi um processo muito enriquecedor. Agradeço a TIM e a Aberje, aos nossos professores e à Júlia, pois é muito bom poder trabalhar com uma grande amiga!”.
Robson Lima, membro do grupo que foi premiado com o terceiro lugar, complementou dizendo que não importa a colocação e sim estar num rol de tantos projetos incríveis. “Agradeço a todos, a TIM e à Aberje e vamos nos conectar nas redes sociais”, disse.
Ao parabenizar os grupos vencedores, Marcio Lino, jurado e head de ESG da TIM, confessou que foi uma decisão difícil de tomar. “Todos os trabalhos são de alta qualidade, os participantes estão de parabéns. Trouxemos um problema real, a questão do setor, da TIM e do Instituto TIM. Foi muito bom ver que os trabalhos trouxeram soluções que conectam esses três pilares”, comentou.
Alessandra Ber, jurada e head de PR da TIM, reforçou que, além da colocação, o mais importante é o aprendizado. “Realmente é um destaque muito bacana participar de um PUA. Todos os finalistas devem ficar bem felizes por terem chegado à final”, complementou.
Ao todo foram 66 grupos, totalizando 197 universitários de 25 cursos diferentes de todo o Brasil. Destes, seis grupos passaram para a final, apresentando suas ideias para a banca de jurados. O desafio proposto pela TIM foi de como desenvolver projetos de comunicação que mudassem a percepção dos públicos sobre a importância da conectividade e, consequentemente, do setor de telecomunicações para o desenvolvimento social e econômico no Brasil.
Os trabalhos foram julgados por uma comissão constituída por profissionais experientes do mercado: Alessandra Ber, head de PR da TIM; Cindy Correa, gerente de Comunicação da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores; Camilla Souza, especialista de Branding e Comunicação na área de Educação Corporativa do Grupo Boticário; Cristiane Martins, consultora de Comunicação Institucional da SulAmérica; Giovanni Nobile, gerente de Soluções de Comunicação Interna do Banco do Brasil; Marcio Lino, head de ESG da TIM; Maira Pinheiro, especialista de Comunicação Corporativa da Alpargatas e Renata Ito Bauer, HR Business Partner & OD na Novo Nordisk.
A primeira edição do PUA ocorreu em 2009 e, ao longo desses anos, o evento contou com a participação de grandes parceiros e diversos temas. Para Mirella Kowalski, gerente de premiações da Aberje, este tipo de ação é importante para o desenvolvimento e preparo do futuro profissional. “A cada edição temos o patrocínio de uma empresa que lança desafios aos estudantes, e eles são convidados a estudar e colocar a mão na massa, pensando em soluções. É um desafio profissional, que põe em prática o que aprenderam na faculdade. Com isso, eles ficam mais preparados para o mercado e atentos ao dia a dia das organizações, afinal são eles os futuros comunicadores”, comenta.
Abaixo os vencedores da 14ª edição do PUA:
Primeiro lugar:
Grupo 4 – Eduardo Avila Dalbem, Thays Maria de Aquino Oliveira, Nathalia Paloschi Lima e Natalia Pagliarin Appel
Curso de Relações Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Segundo lugar:
Grupo 25 – Júlia Resende Perillo e Ludmilla Silva de Souza
Curso de Relações Públicas na Universidade de São Paulo (USP)
Terceiro lugar:
Grupo 33 – Felipe Soares Miranda, Carolina Filadelfo Teixeira Regis, Robson Lima dos Santos e Mayana Yumi Souza dos Reis
Curso de Publicidade e Propaganda na Universidade de São Paulo (USP)
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país