ESPM, Suzano e iFood se unem para tornar o foodservice mais verde
A ESPM, escola de negócios e marketing, e o InovaESPM – Núcleo de Inovação, ligado ao curso de Administração da instituição, em parceria com a Suzano e o iFood firmam uma iniciativa inédita de inovação aberta para discutir e pensar soluções para um futuro mais verde da alimentação fora do lar. Para tanto, as três empresas vão, nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, realizar o Summit Green – Food Service e o Hackathon Green com o intuito de analisar os desafios do setor e de que forma se tornar mais verde e atuar para diminuir a geração de resíduos não biodegradáveis na cadeia de produção.
A união deveu-se à cultura inovadora que premeia a ESPM, a Suzano – uma das maiores empresas de papel e celulose do mundo, e ao iFood – uma das maiores startups da América Latina, para, juntos, desenharem um futuro mais verde para um dos setores mais importantes da economia brasileira, o Foodservice. Segundo Fernando Domingues, coordenador do StartupLab da ESPM, núcleo que faz parte do InovaESPM e está organizando o evento, iniciativas como essas são o que chamamos de inovação aberta, que envolve criar inovações que vão além dos limites da empresa, por meio de parcerias com outras empresas, universidades ou até consumidores.
Para se ter uma ideia, o setor foi obrigado a se reinventar durante a pandemia de COVID-19, crescendo 1% em 2022, em comparação com níveis pré-pandemia (2019). Os dados são do Instituto Foodservice Brasil (IFB), também apoiador do evento, e revelam que os brasileiros gastaram com alimentação fora do lar R$ 216,2 bilhões no ano passado, sendo que a penetração do delivery cresceu de 9% para 16% entre 2019 e 2022. “Um dos desafios do setor é como se tornar mais verde; como atuar para diminuir a geração de resíduos não biodegradáveis como o plástico”, diz Domingues.
Summit
O Summit Green – Food Service, acontece no dia 29 de setembro, a partir das 9h, no campus Álvaro Alvim, da ESPM em São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana). O evento organizado pela ESPM e com a curadoria CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental têm o objetivo de discutir estratégias de como reduzir a quantidade de plástico e outros resíduos utilizada no segmento de Foodservice e, portanto, tornar o segmento mais verde. Segundo Marcus Nakagawa, coordenador do CEDS, o evento será organizado em painéis, cada um com um tema específico para discutir aspectos da questão do plástico e principais resíduos na cadeia produtiva de foodservice. “Queremos também divulgar o que as empresas do setor estão fazendo a esse respeito, o que há de novo em termos de soluções alternativas e qual a visão do consumidor sobre o tema”.
O evento contará com a participação de empreendedores e lideranças como: Bianca Ambrósio, head de Data e Insights da Mindminers, e de Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica, que vão falar sobre Tendências de Consumo Consciente. Já Fabiana Tchalian, co-fundadora na Água na Caixa, e Raphael Guiguer, COO na GreenPlat, discutirão sobre o Panorama das Greentechs no Brasil; Manoel Manteigas, diretor técnico da Two Sides, e Marie Tarrisse, head of Sustainability Brazil – Arcos Dourados (McDonald’s), vão apresentar Cases de Redução de Resíduos.
O evento traz, também, um painel com Alexandre Teixeira, gerente de sustentabilidade no iFood, e Guilherme Monteiro, gerente executivo de Paper, Packaging, Consumer Goods and Fluff na Suzano, que vão falar sobre colaborações para tornar o segmento mais verde.
Hackathon de 48 horas
A parceria entre ESPM, Suzano e o iFood derivará em no Hackathon Green, uma maratona de inovação, empreendedorismo e criatividade com a participação de estudantes para de fato pensar em soluções escaláveis capazes de reduzir a quantidade de resíduos plásticos e tornar o Foodservice mais verde. “Serão 48 horas ininterruptas que os estudantes terão para entender o público-alvo, restaurantes, bares, lanchonetes, suas dores, e idealizar e propor soluções tecnológicas”, comenta Domingues.
O desafio que começa na sexta-feira, (29/09) e termina no domingo (1/10) acontece no Campus Álvaro Alvim e contará com a participação de estudantes de graduação de São Paulo e Rio de Janeiro da ESPM e do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Serão 100 participantes, divididos em grupos multidisciplinar (estudantes de diversos cursos) de até 10 pessoas, todos com o foco de colaborativamente pensar e desenvolver soluções tecnológicas para o desafio proposto. A premiação fica por conta da Suzano, principal patrocinadora do evento, com os grupos vencedores recebendo prêmios que vão desde um valor monetário, até vagas de estágio de férias e mentoria com executivos da multinacional.
Para outras informações, acesse o link do evento: https://credenciamento.espm.br/green-summit e https://hackathongreen.espm.edu.br/
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país