29 de agosto de 2023

Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em experiência imersiva sobre comunicação para sustentabilidade

Iniciativa “Expedição Amazônia: conhecer para comunicar”, em parceria com Academia Amazônia Ensina, é uma viagem de seis dias à maior floresta tropical do mundo para qualificar e sensibilizar profissionais que atuam nas áreas de comunicação corporativa e sustentabilidade

Imagine ter a oportunidade de observar de perto a vida silvestre no Rio Negro, participar de uma trilha guiada na Amazônia ou pernoitar numa comunidade tradicional ribeirinha? Conhecer a Amazônia é uma experiência transformadora na maneira de ver o mundo e na forma de comunicar sobre sustentabilidade. Ainda mais através dos olhos de quem a conhece de perto, de quem vive os meandros desta que é a maior floresta tropical do mundo. 

A fim de promover uma vivência exclusiva, baseada em uma jornada de conhecimento sobre biodiversidade, cultura, ciência, saberes tradicionais e comunicação, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), organizaram a Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar, com o patrocínio da Basf e do Itaú Unibanco, e com o apoio da Bayer e da LATAM Airlines. A imersão acontece de 1º a 6 de outubro. Interessados devem preencher o formulário no site da Escola Aberje até o dia 8 de setembro para receber informações de valores e condições. A expedição já está confirmada e as vagas são limitadas.

A partir de um roteiro exclusivo pensado nos profissionais que trabalham com comunicação e sustentabilidade nas empresas, a jornada de aprendizagem Dos Saberes Tradicionais à Ciência Contemporânea – Formando Comunicadores para a Sustentabilidade prevê o contato com pessoas, espaços e dinâmicas que abrangem temas como pesquisa e desenvolvimento, bioeconomia, empreendedorismo de base comunitária, cadeias produtivas sustentáveis, entre outros. Os participantes também vão participar de palestras, visitas técnicas, passeios culturais e trilhas guiadas, tanto por via terrestre quanto fluvial.

A coordenadora do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade e ESG da Aberje, Else Lemos, explica que o grupo conhecerá instituições de pesquisa, empresas, equipamentos culturais e comunidades, tudo com base em um roteiro estruturado. “Nossa abordagem imersiva apresenta uma visão complexa e integradora das temáticas hoje requeridas na atuação em comunicação e sustentabilidade. Buscamos uma instituição parceira com foco educacional no campo da sustentabilidade e que já atua na Amazônia, o que favorece a rede existente e fomenta seu crescimento e continuidade”, salienta. “Acreditamos que a experiência de profissionais e organizações participantes produzirá um impacto positivo e exponencial, pois a comunicação é a chave para a grande transformação que está em curso”, complementa.

Iniciativa educacional com foco no aprendizado em torno da sustentabilidade no contexto do século 21, a Acae tem como principal objetivo a educação e a formação das pessoas para uma visão ampliada e contemporânea em torno do problema ambiental. “É urgente que o brasileiro saiba mais sobre a Amazônia. As emergências climáticas estão aí, estamos sentindo na pele já. Para que se comunique com clareza sobre assuntos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente, é necessário visitar e vivenciar (mais de uma vez) a maior floresta tropical do mundo”, ressalta a diretora-executiva da Academia Amazônia Ensina (Acae), Maria Eugênia Rocha Tezza.

O grande diferencial da expedição, prossegue Maria Eugênia, é que o percurso será guiado por quem vive na Amazônia: líderes comunitários, representantes de instituições de ensino e pesquisa e comunicadores locais. “Quando falamos da Amazônia, falamos principalmente do seu povo, das pessoas. Claro, temos um ‘tapetão’ verde da floresta, os rios formando a maior bacia hidrográfica do mundo e uma biodiversidade incalculável! Mas as pessoas… As pessoas são o ponto-chave dessa jornada. Desde o pesquisador nascido e criado em Manaus,  com um conhecimento muito aprofundado e específico sobre determinada coisa da natureza, até o ribeirinho, empreendedor de turismo e base comunitária, com histórias riquíssimas e experiências de tirar o fôlego”, destaca.

“Muita gente chega na Amazônia cheia de mitos sobre animais perigosos como cobras, onça, jacarés e até mesmo sobre os mosquitos, mais conhecidos como carapanã no norte. Mas como o ph da água do rio negro é muito ácido, pernilongos não são tão frequentes. Então, se por acaso alguém esquecer o repelente, vai ficar tudo bem. Ah, e sobre os animais perigosos… Uma sorte é vê-los, mas se por acaso isso não acontecer, um céu super estrelado a natureza garante”, arremata a diretora da Acae.

Realização: Escola Aberje de Comunicação e Academia Amazônia Ensina
Patrocínio master: Basf
Patrocínio: Itaú
Apoio: Bayer e LATAM Airllines

Curso – Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar
Data: de 01 a 06 de outubro
Roteiro completo e inscrições (até o dia 8 de setembro): aqui
Expedição confirmada

* As vagas são limitadas (últimas vagas), o interessado deve preencher o formulário para receber informações de valores e formas de pagamento.

ABERJE INAUGURA O CAPÍTULO ABERJE AMAZÔNIA

A Aberje inaugura, no dia 29 de agosto, o Capítulo Amazônia, durante um almoço promovido pela entidade, marcado para acontecer no dia 29 de agosto, das 10h às 13h, no Hotel Atrium Quinta de Pedras, em Belém (PA). Na ocasião, será anunciada a diretora de Capítulo. Além de receber comunicadores das empresas que já são associadas no Pará e de outros estados da região, a Aberje também receberá jornalistas e profissionais de comunicação locais que queiram se aproximar da associação. A realização do evento tem o apoio da associada Temple.

O Capítulo tem como objetivo aumentar a representatividade e fomentar ainda mais o mercado de comunicação da região, promovendo eventos, cursos da Escola Aberje de Comunicação, novos espaços de diálogo e networking. Desta forma, passa também a agregar conhecimentos à rede e promover debates e discussões, do ponto de vista da comunicação, sobre os temas de interesse das associadas que estão na região e que desenvolvem projetos relacionados a ela.

  • COMPARTILHAR: