Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
A fim de promover uma vivência exclusiva, baseada em uma jornada de conhecimento sobre biodiversidade, cultura, ciência, saberes tradicionais e comunicação, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), organizaram a 2ª edição da Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar. Com o patrocínio da Basf, Itaú e LATAM Airlines, a imersão acontece de 28 de julho a 03 de agosto.
“Nós, da Academia Amazônia Ensina, estamos muito felizes e honrados com a segunda edição da expedição Amazônia: conhecer para comunicar, essa parceria tão significativa para nós com a Aberje e que nos abriu muitas portas. As preparações estão a todo vapor, feitas com muita dedicação e espero que nossos participantes se inspirem muito nesses dias pela Amazônia”, diz Maria Eugênia Tezza, diretora executiva da Acae.
O roteiro exclusivo foi elaborado voltado para profissionais que trabalham com comunicação e sustentabilidade nas empresas. A iniciativa inclui visitas guiadas a laboratórios, centros de pesquisa, museus e a comunidades ribeirinhas e indígenas da região. Ao todo 20 participantes – pessoas que atuam nas áreas de comunicação e sustentabilidade das empresas – integram a expedição deste ano. A jornada de aprendizagem tem como tema “Dos Saberes Tradicionais à Ciência Contemporânea – Formando Comunicadores para a Sustentabilidade”.
“Idealizamos em conjunto com a Academia Amazônia Ensina um projeto dinâmico que envolve instituições de ensino e pesquisa, organizações com e sem fins lucrativos, agentes culturais, líderes comunitários e comunicadores locais. Ao longo do percurso, falaremos sobre biodiversidade e tecnologia, bioeconomia e cadeias produtivas sustentáveis, pesquisa e desenvolvimento na Amazônia, mudanças climáticas, cultura e saberes tradicionais, bem como sobre comunicação empresarial e responsabilidade socioambiental”, diz Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje.
A expedição prevê o contato com integrantes de instituições de ensino e pesquisa, agentes culturais, assim como líderes comunitários e comunicadores locais. Os participantes também participarão de palestras, visitas técnicas, passeios culturais e trilhas guiadas, tanto por via terrestre quanto fluvial. Entre os temas que serão abordados estão a pesquisa e desenvolvimento, bioeconomia, empreendedorismo de base comunitária, cadeias produtivas sustentáveis, entre outros.
“O lema da expedição proposta pela Escola Aberje este ano é ‘Amazônia: Conhecer para Comunicar’ e nosso objetivo é dar continuidade a uma das finalidades da Aberje, que é de ampliar a conscientização, a sensibilização e a qualificação de nossa comunidade profissional. Neste caso, reuniremos pessoas que atuam nas áreas de comunicação e sustentabilidade em um processo imersivo e de aprendizagem ativa”, explica Else Lemos, coordenadora do Curso Completo em Comunicação para a Sustentabilidade e ESG da Escola Aberje.
Na programação deste ano estão previstas: visita ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia e à AMPA (Associação amigos do Peixe-Boi), visita guiada no MUSA (espaços: orquidário, serpentário, aquário e lago de vitórias-régias); ida ao CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia) com visita técnica aos laboratórios de Biotecnologia Vegetal, Central Analítica (óleos) e Materiais e Energia; visita na Comunidade Indígena Cipiá e à Comunidade do Tumbira (RDS do Rio Negro), entre outras vivências.
“A Aberje está comprometida com o tema da sustentabilidade há cerca de duas décadas, e realizar uma jornada em Manaus e na região do Alto Rio Negro é um modo de ampliar nosso repertório cultural, acadêmico, científico e relacional, construindo e fortalecendo uma rede de profissionais comprometidos com o tema e com as necessidades da Amazônia e, numa visão ampliada, com as questões que dizem respeito à atuação das organizações frente ao desenvolvimento sustentável”, finaliza Else Lemos.
Esta é a segunda edição da expedição. Em 2023, o período da experiência coincidiu com a seca histórica que atingiu a região e transformou a maneira dos participantes enxergarem o mundo e a sua forma de se comunicarem sobre sustentabilidade. “Como resumir em poucas palavras o que foi essa Expedição Amazônia? (…) Foi uma semana de muito aprendizado, de formação de novos vínculos, de muita admiração, de surpresas, de constatações… É impossível ir a Manaus e à comunidade Tumbira e negar o impacto das mudanças climáticas. Todas as manhãs ao sair do hotel a primeira sensação era o cheiro das queimadas. Ver o quanto a seca está afetando a região (…) é dramático, sensibiliza demais. Mas é incrível ver que há pessoas que com muita energia e paixão estão buscando soluções, desenvolvimento, e condições para que os moradores da região possam exercer sua cidadania de maneira plena. Então, só o que posso dizer é: obrigada Aberje e Academia Amazônia Ensina pela organização de um roteiro tão especial.”, disse Nêmora Reche, Head of Corporate Communications para Crop Protection LATAM & Brazil na Syngenta, participante da primeira expedição, em seu LinkedIn.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão