Escola Aberje lança Programa Avançado em Gestão da Reputação
A Escola Aberje de Comunicação lança mais uma edição do curso online Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar. Com carga horária total de 48 horas, o curso pode ser adquirido completo ou por aulas específicas, que ocorrem sempre das 9h às 12h. O curso tem início em 24 de abril de 2024.
O programa – coordenado pelo professor Carlos Parente, que possui sólida experiência em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais – é destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, que é um ativo intangível fundamental nos tempos atuais.
Embora não seja um documento formal ou uma norma, a LSO é um elemento básico no relacionamento de uma organização com seus stakeholders, pois pressupõe um “contrato tácito”, uma percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.
As aulas serão ministradas pelos seguintes profissionais, instrutores da Escola Aberje: Tatiana Maia Lins, consultora e autora do livro “Reputação e Valor Compartilhado: conversas com CEOs das empresas líderes em ESG” (Editora Aberje, 2022); Carlos Parente, diretor da Midfield Consulting e professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial; Roberta Lippi, jornalista com pós-graduação em gestão empresarial pelo Insper e especialização em comunicação internacional pela Universidade de Syracuse/Aberje; Sonia Consiglio Favaretto, jornalista e radialista que atua com Sustentabilidade, Investimento Social e Comunicação há mais de vinte anos; Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil; Lilian Gaino Dorighello, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações publicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP) e pelo MBA Aberje-Eseg; Luiz Chinan, especialista em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI); Viviane Mansi, mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV); Junia Nogueira de Sa, jornalista com especialização em Marketing Institucional e Gestão de Negócios; Renard Aron, diretor sênior de relações governamentais do grupo Johnson & Johnson; Paulo Nassar, professor titular da ECA – Universidade de São Paulo e Malu Weber, jornalista, executiva de Comunicação Empresarial e professora do módulo Gestão de Reputação, no Master de Comunicação Corporativa Transmídia na ESPM.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão