Escola Aberje concede título honorário à Maria Russell, da Universidade de Syracuse
Professora estadunidense Maria Russell foi uma das mentoras na criação dos cursos internacionais da associação
A professora Maria Russell, da Universidade de Syracuse, em Nova York, foi homenageada como a primeira Professora Honorária da Escola de Aberje de Comunicação. Por sua dedicação como professora, pesquisadora e membro do Conselho Consultivo da associação, a entidade a agraciou com um reconhecimento especial, uma escultura feita a partir de uma ágata azul natural, pedra brasileira que simboliza inteligência, sabedoria e educação.
Maria Russell, que se aposenta de suas funções como professora nos Estados Unidos e faz parte do Conselho Consultivo da Aberje desde 2015, foi um dos pilares da parceria entre Aberje e a Syracuse University para a realização do Curso Internacional em Comunicação Corporativa Aberje/Syracuse, que formou grande parte de quem compõe a liderança da comunicação hoje nas empresas, entre diretores, vice-presidentes e membros de Conselhos. A professora atuou em conjunto com James Heffernan (1956-2014) para a criação do programa.
Até hoje já foram realizadas nove edições do Programa Internacional de Comunicação Empresarial (2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016 – este último em pocket edition). Maria esteve presente na abertura da primeira turma, em 10 de fevereiro de 2006, no Espaço Cultural Vivo, em São Paulo, ministrando a palestra “Tendências Internacionais em Comunicação Empresarial”. No mesmo ano da última edição, em 2016, também foi congratulada com o Prêmio Aberje Especial James Heffernan de Educador do Ano, um reconhecimento especial, conferido a profissionais de educação que tenham se destacado por seu trabalho e dedicação, sobretudo no campo da Comunicação Organizacional.
Em trecho da carta enviada à Maria, a Aberje reconheceu toda a contribuição durante anos de parceria. “Sua missão conosco vai muito além do exercício de ensinar, função que você exerceu domínio extremo em nossa parceria com a Universidade de Syracuse. Notavelmente, você sempre soube despertar nossa admiração e nosso respeito. Portanto, este é o nosso reconhecimento simbólico por seus méritos intelectuais e trabalho em prol das Relações Públicas e Comunicação, além de sua contribuição cultural para o fortalecimento dos laços entre comunicadores brasileiros e norte-americanos. E esperamos que você possa continuar conosco, contribuindo de tal forma valiosa, agora estabelecendo este novo vínculo como nosso primeiro Professor Honorário”.
Destaques
- Diretor do capítulo Rio da Aberje estreia coluna no Monitor Mercantil
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025