Sinapse expande atuação com serviço gratuito de vagas
O ecossistema de serviços digitais do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, empreendimento associado à Aberje, cresceu. Agora um canal na plataforma WhatsApp vem oferecendo uma média de 100 vagas a cada mês desde sua criação, específicas de comunicação, marketing e temáticas transversais. Profissionais em transição de carreira – ou mesmo empregados e que desejam monitorar as movimentações de cargos, exigências, ofertas e remunerações – têm feito inscrição, que é totalmente gratuita e anônima. Já são mais de 600 pessoas integrantes do espaço.
Lançado em 2022 como uma curadoria e entrega de materiais sobre comunicação em formatos como pesquisas, estudos, infográficos, entrevistas, resenhas e podcasts, entre outros, o Sinapse é gerido por Rodrigo Cogo e conta com mais de 400 assinantes pagos. No ano seguinte, foi agregado no portfólio o Sinapse INSPIRA, voltado para atividades de educação executiva na forma de palestras, workshops e cursos sobre tendências de comunicação e engajamento, em contratação avulsa. “Desta vez, pensando na empregabilidade dos colegas em um momento de tantas transições, novas competências, reacomodação de escalões de determinadas vagas, resolvi apostar na atratividade e importância de um local que concentre as oportunidades abertas no mercado, inclusive de docência”, explica Cogo.
O Sinapse VAGAS não tem nenhum vínculo com as organizações citadas e seus processos seletivos e também não requisita pagamento para esta divulgação. As informações em geral são retiradas de espaços públicos, mas podem também resultar de solicitações diretas dos recrutadores. Os processos estão com prazo aberto de recepção de candidaturas na hora da postagem, mas podem expirar em tempos diferentes. Cogo ressalta: “espero que todos estejam sendo respeitosos, inclusivos, com mãos humanas e garantindo feedback para todos os candidatos. Do contrário, as retóricas ESG dos empregadores não se mantêm”.
Só no mês de dezembro de 2024, já foram enviadas 178 vagas. Há uma variedade grande de escopos e hierarquias. Entre os posts mais recentes, constam por exemplo Consultor de Marcas da Sephora, Professor de Publicidade e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, Coordenador de Comunicação Interna do Laboratório Sabin, Analista de Comunicação Institucional das Lojas Renner, Analista de Responsabilidade Social da Dexco, Diretor de Experiência do Cliente da Prudential, Gerente de Investimento Social da Arcelor Mittal, Produtor Criativo da Shopee, Gerente de Marcas e Comunicação da Cacau Show, Assessor de Imprensa do Grupo Trama Reputale, Gerente de Comunicação e AI da Meta, entre outros.
COMO ADERIR
Para passar a visualizar as publicações, basta ‘seguir’ o canal a partir do link https://whatsapp.com/channel/0029VabIyL9ATRStreOs8K3B . Como não é um grupo de discussão, não há uma lista visível de participantes e também não existe interação entre eles.
Após aderir, o espaço fica localizado na aba ‘Atualizações’, e não de maneira tradicional na aba ‘Conversas’ do aplicativo. É possível ver vários posts já publicados nos últimos 20 dias, em média.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?