Empresas do interior paulista adotam modelo “in house” de comunicação
Pesquisa na região de São José do Rio Preto (SP) mostra que agências são contratadas em apenas 26,5% dos casos
Quem cuida da comunicação em empresas de São José do Rio Preto (SP) e região é, em sua maioria, o próprio empresário, um departamento de marketing interno ou, ainda, um funcionário sem qualificação específica na área, segundo pesquisa realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior). A comunicação fica a cargo de profissionais externos, como agências de comunicação, em apenas 26,5% dos casos.
O estudo ouviu 195 pessoas no final de 2015 durante a realização do II Fórum de Comunicação no Interior, que ocorreu em São José do Rio Preto, cidade a 450 km da capital paulista e centro de uma região de cerca de cem municípios e 1,5 milhões de habitantes. Os respondentes foram divididos entre empresários, profissionais liberais, jornalistas, estudantes de comunicação e profissionais de marketing e comunicação. “Nosso intuito foi identificar como é feita e vista a comunicação corporativa em nossa região, revelando os desafios e as oportunidades para quem atua na área ou contrata serviços do setor”, diz Ligya Aliberti, gestora do Comuninter.
Uma das oportunidades observadas é a de aumento de investimentos, por parte das empresas, em serviços desse tipo, uma vez que 93,3% dos empresários entrevistados consideraram a comunicação como um item muito importante para o desenvolvimento do seu negócio. “Esse dado mostra que a comunicação corporativa deixou de ser vista como algo acessório, principalmente em razão do aumento da competitividade e da exigência, por parte do consumidor, de transparência e clareza de propósito das marcas”, avalia Ligya. Observa-se também uma tendência de esses investimentos terem como alvo prestadores de serviço da região, já que que 90% dos empresários entrevistados classificam o setor com notas entre 8 e 9.
Outro dado da pesquisa que reforça a visão da comunicação como algo estratégico para os negócios é a quantidade de empresários e de profissionais da área que se disseram interessados em aprender mais sobre gestão da comunicação – 35,5% dos empresários e 76,4% dos profissionais. De acordo com Ligya, a multiplicidade de ferramentas, como marketing digital, publicidade e assessoria de imprensa, obriga o gestor a ter uma visão sistêmica, entendendo um pouco de cada área e criando estratégias para que os processos fluam de maneira colaborativa.
O segmento que, hoje, mais recebe investimentos por parte dos entrevistados é o de marketing digital (40%), seguido do setor de publicidade e propaganda e de relações públicas, com 20% cada um. A área de comunicação interna ainda é pouco valorizada nas empresas, segundo a pesquisa, sendo foco de investimentos de apenas 5% dos entrevistados.
Quanto ao mercado de trabalho no segmento, observa-se uma tendência de aumento de profissionais de comunicação corporativa em Rio Preto e região, já que 71,6% dos jornalistas entrevistados planejam migrar para o setor. Além disso, 47% dos estudantes de comunicação respondentes afirmaram que querem permanecer no interior depois de formados. Planejam ir para o exterior 34% dos entrevistados e apenas 19% querem ir para a capital.
Mais dados da pesquisa
Acesse http://migre.me/tqD1C
Sobre o Comuninter
Criado há um ano, o Comuninter é um projeto desenvolvido pela Multivias Comunicação, agência de comunicação corporativa sediada em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo de disseminar boas práticas de comunicação no interior paulista. Entre suas ações, estão a realização do Fórum de Comunicação no Interior, o portal de conteúdo comuninter.com.br e o desenvolvimento de pesquisas sobre o setor local. O projeto recebe o apoio de entidades como Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país