Empreendimentos da Rede Marista realizaram diferentes iniciativas durante pandemia
Com o propósito de cuidar da vida em todas as suas dimensões, a Rede Marista – associada da Aberje – segue trabalhando para contribuir positivamente com a sociedade gaúcha. Neste período de pandemia, além da educação outros eixos de atuação também ganham destaque: a saúde, a pesquisa e a solidariedade.
Focados no objetivo de criar soluções para combater a Covid-19, pesquisadores da PUCRS, Instituto do Cérebro do RS e Hospital São Lucas uniram-se em uma força-tarefa multidisciplinar para estudos e pesquisas relacionadas ao coronavírus.
Um dos resultados foi a criação de um exame para diagnosticar a Covid-19 com um custo inferior ao de mercado e entrega de resultados de forma mais ágil. Além disso, foram produzidos mais de 2 mil equipamentos de proteção individual destinados para profissionais da saúde. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) abriu seus laboratórios para auxiliar na prototipagem de novas soluções no combate ao coronavírus.
Além disso, na área da saúde também destacam-se os mais de 620 atendimentos feitos pelo Hospital São Lucas, bem como o apoio psicológico que a instituição vem oferecendo aos profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia.
Somando-se a isso, as ações solidárias já beneficiaram mais de 4,5 mil pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade com a doação de mais de 3 mil cestas básicas, 1,5 mil kits de higiene, 900 marmitas, 1,2 pães caseiros e centenas de máscaras produzidas pelos educadores e por cooperativas parceiras.
Todas essas ações reforçam a união dos empreendimentos que compõe a Rede Marista em prol do bem comum e da construção de uma sociedade mais justa e humana.
REDE – A Rede Marista é constituída por 19 Colégios pagos, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar, em média, cerca de 280 mil atendimentos por ano na área da saúde.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país