Embraco divulga Relatório de Sustentabilidade
Mais 35 mil pessoas beneficiadas por projetos sociais; 10,6 mil toneladas de materiais reciclados; zero resíduos industriais no aterro; 7 mil toneladas de CO2 a menos emitidas à natureza. Estes são alguns números encontrados no Relatório de Sustentabilidade da Embraco que abrange os anos de 2015 e 2016, lançado pela empresa no dia 23 de maio. A companhia é uma das maiores e mais inovadoras multinacionais fabricantes de compressores e soluções para a refrigeração. O relatório é global e traz resultados da empresa em suas unidades – Brasil, China, Eslováquia, México, Estados Unidos, Itália e Rússia – e pode ser acessado na íntegra via www.embraco.com.
O documento apresenta informações sobre ações e impactos gerados para a empresa e para a comunidade, reforça o compromisso da Embraco com o Pacto Global, renovado a cada ano, e contempla os objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório também demonstra a estratégia e os passos que guiam a companhia globalmente rumo a 2020, pautados pelo desenvolvimento de produtos e cadeia de valor sustentável por meio de pessoas engajadas.
“Para nós, a Sustentabilidade vai além do desenvolvimento de soluções inteligentes e está presente em toda a cadeia de valor. Na nossa visão, relações e processos também precisam ser sustentáveis e acreditamos no nosso potencial de transformar realidades nas comunidades que vivem no entorno das nossas plantas e escritórios em todo o mundo”, destaca Ursula Angeli, vice-presidente de Sustentabilidade, Recursos Humanos e Comunicação da Embraco.
Cadeia de fornecedores
Seguindo esse compromisso, além de oferecer produtos e soluções com mais eficiência energética e menos matéria-prima, a Embraco atua em outros elos da cadeia para contribuir com um processo que ofereça cada vez menos impactos socioambientais. No último biênio, a companhia consolidou o Programa de Excelência de Fornecedores, que oferece workshops e trabalhos multidisciplinares com o objetivo de melhorar a performance da cadeia em aspectos relacionados a serviço, qualidade, custos e sustentabilidade. Tudo alinhado à metodologia do World Class Manufacturing, que visa a excelência operacional.
A empresa também promove o Dia do Fornecedor, um evento global de relacionamento que visa engajar e reconhecer esse público. Entre 2015 e 2016, mais de 160 fornecedores participaram dos eventos realizados na China, Brasil, Eslováquia e México, e puderam discutir temas como a eficiência no uso de recursos naturais, utilização de refrigerantes naturais e o desenvolvimento de produtos cada vez mais sustentáveis. Neste dia, as melhores empresas do ano são premiadas levando em consideração critérios como qualidade, cooperação, logística e sustentabilidade.
Comunidades e pessoas
Inúmeros projetos e atividades voluntárias nas comunidades do Brasil, China, Eslováquia, Itália e México já contribuíram para o bem-estar de mais de 35 mil pessoas. Só o Prêmio Embraco de Ecologia, realizado desde 1992 em escolas de Joinville (SC), já recebeu 823 projetos em suas 24 edições, dos quais 106 foram selecionados e implantados com o patrocínio da empresa. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da ONU.
No último biênio, foram realizadas cerca de cinco mil horas de trabalho voluntário com o apoio de mais de 500 colaboradores , em eventos como o Global Volunteer Day (Prove um Dia Diferente). Além disso, a companhia conta com a Associação Desportiva da Embraco, localizada em Joinville/Santa Catarina, que é aberta todos os dias à comunidade, um convite à prática de atividades e ao lazer.
Além disso, a companhia investe nos seus dos seus quase 11 mil funcionários, em programas internos, benefícios de qualidade, bolsas de estudo e qualificação. A instituição da Carreira W, por exemplo, permite que todos os talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam.
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov