22 de outubro de 2024

Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema

Livro aborda a importância da preparação de porta-vozes em um cenário de comunicação em constante transformação
Crédito: Cesar Ogata

No dia 21 de outubro, a Aberje promoveu o lançamento da segunda edição do livro “Muito Além do Media Training: O Porta-Voz na Era da Hiperconexão”, de Patrícia Marins e Miriam Moura. A primeira edição foi lançada em 2023, esgotando em menos de três meses, refletindo a alta demanda por um letramento em mídia contemporânea que atenda às complexidades da comunicação atual.

Abrindo o evento, Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje afirmou que “estamos em um ambiente de controvérsias e diferentes opiniões. Nesse contexto, as grandes empresas têm um impacto significativo em questões sociais, ambientais e de governança”. Ele destacou que “um executivo que se comunica mal, é um mal executivo”, enfatizando que a obra vai além da técnica, abordando também a ética e a estética da comunicação.

A Visão das Autoras

“Quando resolvemos escrever, estávamos estimuladas por executivos que sempre perguntavam o que faz uma pessoa ser um grande porta-voz”, declarou Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press e uma das autoras do livro. Para ela, o grande objetivo da obra é compartilhar conhecimento e promover trocas sobre o papel fundamental dos porta-vozes nas organizações. Marins mencionou que foram estabelecidos dez eixos temáticos que devem ser explorados por todos os líderes: “Nessa segunda edição, buscamos atualizar o conteúdo com novas pesquisas e referências, reconhecendo que o porta-voz hoje não se limita à imprensa, mas deve se relacionar com todos os públicos.”

Miriam Moura, consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação, também autora do livro, complementou: “Todo mundo tem medo do desconhecido. A comunicação é fluida e se dilui em um mundo rápido, imprevisível e paradoxal.” Ela defendeu que a comunicação corporativa deve alinhar valores e conceitos com o público, destacando a necessidade de um letramento de mídia mais abrangente e profundo: “Trabalhar a sagacidade midiática vai muito além de um soft skill; é uma necessidade.”

Desafios da Comunicação Corporativa

Completando o quarteto do debate, o diretor de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, Paulo Henrique Soares, trouxe à tona um aspecto crucial: “Nossos executivos não necessariamente são bons comunicadores. Estamos sempre sendo acompanhados, gravados, e ser uma pessoa pública hoje é muito mais difícil do que há anos.” Ele observou que o ambiente atual exige que os porta-vozes se adaptem a um novo cenário, onde “outros meios são muito mais relevantes que os tradicionais”, especialmente para as novas gerações.

Soares ressaltou a importância de estar presente em diferentes plataformas: “Não basta mais dar uma declaração para um veículo e acreditar que isso resolve toda a questão. Precisamos entrar em outras bolhas e entender o que realmente comunica com o público.”

A publicação está disponível para compra no site da Editora Aberje.

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