Em iniciativa pioneira, Itaú anuncia plataforma de inovação baseada em eventos para democratizar acesso à informação sobre inovação
O Itaú Unibanco anuncia a criação de uma plataforma de inovação, baseada em eventos – próprios e patrocinados — com o objetivo de democratizar o acesso às principais informações discutidas em alguns dos principais fóruns do mundo. Com a iniciativa, o banco quer que o tema passe de inspiração para aplicação.
A plataforma já nasce patrocinando dois dos maiores festivais de inovação do planeta, o SXSW (South by Southwest) e a franquia do Web Summit no Rio de Janeiro, e realizará também eventos proprietários, além de outras ações que serão anunciadas nos próximos meses.
Com essa iniciativa, pioneira no setor financeiro, o Itaú pretende incentivar o empreendedorismo de inovação, conectar pessoas, empresas e organizações para fortalecer esse mercado no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios.
“A criação da Plataforma de Inovação Itaú é parte do nosso movimento de construção do banco do futuro. Por meio dela queremos instrumentalizar as pessoas para a prática do pensamento inovador. Vamos dividir repertório, visões ecléticas, pensamentos e ideias disruptivas que estimulem as nossas equipes, nossos clientes e os brasileiros a buscarem inovação em diferentes áreas. A inovação está no cotidiano das pessoas, pode surgir nas pequenas ações do dia a dia e só precisamos treinar nosso olhar e pensamento para, com isso, aplicar nas mais diversas áreas e desenvolver os negócios”, afirma o superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, Renato Haramura. “Os países mais inovadores estão entre os que mais crescem no mundo”, completa.
Renato explica que a ideia é fazer uma ponte entre o é que discutido nos principais eventos do mundo, o sistema de empreendedorismo brasileiro e o próprio sistema de inovação e intraempreendedorismo do Itaú. E que a ideia é que a cada dois ou três meses esses sistemas sejam alimentados com novas informações sobre as principais discussões que estão acontecendo no mundo. É aí que entram eventos proprietários como o Tech Founders, Cubo Conecta, entre outros.
“Esses festivais nem sempre são acessíveis para a nossa realidade, a começar pelo idioma, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que sejam. Por isso, vamos realizar iniciativas que facilitem o acesso do público brasileiro e da América Latina. No SXSW, por exemplo, vamos traduzir as principais palestras para o português e espanhol. É uma forma de fazer a experiência possível. E para quem não vai viajar até eles, vamos realizar aqui no Brasil alguns downloads sobre tudo o que foi discutido”, conta.
Internamente, a plataforma vai estimular o intraempreendedorismo junto aos cerca de 100 mil funcionários do banco, estimulando-os a inovar para levar as melhores soluções para os clientes. Dará ferramentas também para incentivar a inovação entre clientes empreendedores, como, por exemplo, os que já participam do programa Rede Mulher Empreendedora, além de PMEs e grandes empresas.
Essas ações irão se somar às iniciativas já realizadas pelo Cubo Itaú que estimulam a inovação em diferentes áreas do conhecimento e do empreendedorismo. O Cubo é uma comunidade internacional que, desde 2015, realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.
Agenda de eventos já anunciados pela plataforma de inovação do Itaú
Primeiro semestre de 2023
Janeiro
- Comitiva Itaú na NRF
Março
- SXSW
Maio
- Web Summit Rio
Segundo semestre de 2023
Setembro
- Cubo Conecta
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão