Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
Em entrevista para a CNN Brasil, o CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, destacou o papel da Aberje na plataforma de comunicação voltada para as signatárias do Pacto no Brasil – a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações participantes do Pacto Global da ONU no Brasil. Ela oferece um espaço para que os membros discutam temas ligados aos Dez Princípios e aos ODS, aumentando o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações por meio da criação de conteúdos compartilhados e da definição coletiva de estratégias de comunicação.
Em sua fala, Pereira também reforçou a importância do engajamento das empresas e seus líderes na promoção de mudanças sociais. “No Brasil o Pacto Global tem 2 mil empresas signatárias, é a segunda maior rede do mundo. Das 90 redes que o pacto tem ao redor do mundo em 160 países, a gente fala com muito orgulho que é a rede mais ativa que existe”, explicou.
“As empresas têm um forte potencial de comunicação e alcance, impactando diretamente mais de 5 milhões de pessoas”, afirmou Pereira. “Com a crescente abertura do ambiente empresarial, há uma clara demanda para que os líderes se pronunciem sobre questões sociais”.
Pereira citou uma pesquisa que revela que os CEOs são as figuras mais confiáveis nas empresas, tornando suas vozes influentes e requisitadas. O Pacto Global frisa a importância da comunicação transparente e eficaz para que as empresas possam comunicar seus projetos, iniciativas e impactos na sociedade; e incentiva os líderes empresariais a utilizarem sua credibilidade para defender causas sociais e ambientais.
Sobre a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar
A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações participantes do Pacto Global da ONU no Brasil. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os integrantes da Rede e para os seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil. Natália de Campos Tamura é representante da Aberje na plataforma e editora do Agenda 2030: Comunicação e Engajamento, blog do Portal Aberje mantida pelos membros da PACE. Esta frente de representação institucional da Aberje tem o apoio da SAP.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão