Em cinco anos de voluntariado corporativo, Edenred Brasil já mobilizou mais de 3 mil colaboradores e beneficiou cerca de 4.300 brasileiros
A Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados e que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, mantém desde 2017 o dia global de voluntariado corporativo intitulado Idealday, movimento que acontece uma vez ao ano e simultaneamente nos 45 países onde a Edenred atua. Os impactos positivos do Idealday inspiraram e permitiram a criação do Programa de Voluntariado da Edenred Brasil, que acontece de forma contínua e garante estrutura para ações realizadas durante todo o ano. O programa conta com acompanhamento de indicadores que aferem a participação e o impacto gerado em todas as linhas de negócios do grupo no País.
Somados, o Idealday e o Programa de Voluntariado da Edenred Brasil já mobilizaram 3.245 colaboradores que atuam nas marcas do Grupo no País, o que reflete a dedicação dos envolvidos com as comunidades impactadas pelos programas. Ao todo, de 2017 a 2022, foram 930 dias de trabalho voluntário corporativo doados pelas equipes, o que beneficiou aproximadamente 4.300 brasileiros necessitados ao longo dos anos.
“Há cinco anos, a Edenred criou o Idealday, que, não só favoreceu milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições que atendem a este público e engajou profissionais de diversas áreas do Grupo, como também deu origem a outras iniciativas que vão além do movimento e reforçam a importância e a essência do voluntariado”, destaca Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
O Programa de Voluntariado da Edenred Brasil foi idealizado a pedido dos próprios colaboradores, que se engajaram com o Idealday e demonstraram interesse em serem voluntários, não só em um período específico, mas ao longo de todo o ano. O programa prevê ampliar cada vez mais o voluntariado corporativo e impulsionar a meta da Edenred de doar, até 2030, 5 mil dias de ações voluntárias às comunidades. Só em 2022, foram 23 instituições beneficiadas, entre elas: Banho de Gato, Chef Aprendiz, Cidade Sem Fome, Casa Florescer, Instituto Criança Cidadã, Instituto Limpa Brasil, Fundação Pró-Sangue de Alphaville e de São Paulo, Hemocentro do Rio Grande do Sul, CEPAC, Projeto Bem Gasto, Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança (COTIC), Gastromotiva, Banco de Sangue Albert Einstein, Instituto Velho Amigo, Instituto Joule e Instituto Reciclar.
Ainda segundo Aguirre, na prática, as iniciativas de voluntariado são capazes de despertar nos colaboradores, não só o espírito de solidariedade e empatia, como também possibilita o desenvolvimento de novas competências profissionais, a partir das diversas ações realizadas como: Mentoria profissional e projeto sombra para jovens nos escritórios; mentoria de educação financeira; escuta solidária com mulheres trans e travestis; reformas de ONGs e espaços públicos; limpeza urbana de praças públicas e bairros; doação de sangue; visita e experiência em horta urbana; oficina de libras e roda de conversa com pessoas com deficiência; campanha de doação de roupas e oficina de triagem e organização das doações recebidas.
“Enxergamos o voluntariado como uma oportunidade única de estimular o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e promover conexões que realmente transformam a vida e as relações humanas. Nosso objetivo é transmitir essa visão para toda empresa”, finaliza Aguirre. O Programa de Voluntariado da Edenred Brasil está alinhado à estratégia global de sustentabilidade do Grupo, o Ideal, que tem como um de seus alicerces o Pilar Pessoas, que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, ser uma marca empregadora forte, respeitando os direitos humanos e a diversidade, além de contribuir para o desenvolvimento local.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?