Em artigo para O Globo, diretores da Aberje questionam generalizações no noticiário
No Brasil de hoje, quando dizemos “empresários”, “militares”, “trabalhadores”, o que exatamente estamos dizendo?
O artigo “Filosofia dos termos gerais” assinado por Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, diretor-presidente e professor titular da ECA/USP e diretor-geral da Aberje, respectivamente, foi publicado no jornal O Globo no dia de hoje, 22 de abril. O texto discorre sobre o emprego corrente de termos e categorias gerais no discurso jornalístico, que ao invés de informar confunde o leitor.
De acordo com a análise dos autores, não se trata de ocorrências pontuais, mas de uma repetição de maus exemplos que vêm povoando noticiários e comentários políticos. “São generalizações abstratas que pouco ou nada contribuem para a descrição e a análise do cenário político”, enfatizam, ressaltando que o uso de termos inadequados deforma a descrição precisa do que se pretende reportar.
“Se, na literatura, esse recurso pode dar bons frutos, não se pode dizer o mesmo quando utilizados em noticiários”, afirmam, mesmo enfatizando que nos meios de comunicação é difícil não lançar mão de expressões como “classe média”, “empresários”, “religiosos”, “trabalhadores”. São classes de palavras que, ao serem utilizadas, necessitam de precisão ao explicar a quem se referem. “Rigor e acurácia no emprego de terminologia nunca são excessivos. Bom senso e precisão, aliados às valiosas ferramentas fornecidas pela tecnologia e pelas mídias digitais, podem não ser a vacina que nos imunizará contra esses problemas, mas são aliados preciosos do comunicador em seu combate”, finalizam.
Leia na íntegra aqui.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país