Em ação inédita no país, Localiza lança campanha para estimular pessoas com síndrome de Down a tirarem CNH
A Localiza acaba de lançar uma ação para estimular pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto, realizado em parceria com o Instituto Mano Down, recebeu o nome de Autoescola Xtraordinária e fomenta a inclusão social no trânsito, além de dar visibilidade ao tema e inspirar a sociedade a se movimentar junto com a Companhia para mudar o mundo.
O projeto nasceu dentro da Localiza e foi estruturado pelo time da Maloca73 – inhouse da Companhia que identificou que, no Brasil, poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação. A partir dessa constatação, a equipe resolveu trabalhar no desenvolvimento do projeto que trouxesse representatividade para esse público, criando uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.
Para divulgar a iniciativa, a Companhia vai contar com um vídeo inspirado na história de Laura Simões, que há dois anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome a tirar CNH, e que será veiculado na televisão aberta. Além disso, a campanha será reverberada nas redes sociais da empresa, como parte da estratégia da Maloca 73 que pretende inspirar a sociedade a se engajar na causa, contribuindo para tornar a mobilidade mais acessível e inclusiva para todos.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados, mas há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura. “Propósito é algo que não inventamos, mas descobrimos. Com esse projeto, descobrimos na Localiza e nas pessoas da Companhia um sentimento e um desejo enormes de atuar para fazer com que a mobilidade do futuro seja para todos”, completa Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.
Justamente para reduzir essa lacuna, a Localiza resolveu criar esse movimento. Ao colocar o projeto em prática, a Companhia irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.
De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos. “Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”, explica.
Por inclusão, representatividade e novos caminhos
A companhia criou uma landing page para o projeto Autoescola Xtraordinária, onde as pessoas interessadas em tirar a carteira de motorista podem se inscrever (neste link). Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.
“Autoescola Xtraordinária é um projeto de longo prazo, único, que desperta o que há de melhor em quem participa e em quem é impactado por ele. Torná-lo realidade exigiu aprendizado, sensibilidade e coragem para propor uma nova e inclusiva abordagem ao velho sonho de tirar a carta de motorista. Me sinto um privilegiado em fazer parte e viabilizar este projeto”, destaca Antonio Augusto, diretor de Marketing da Localiza.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão