8 dúvidas recorrentes do Prêmio Aberje
As inscrições do Prêmio Aberje 2016 terminam dia 4 de agosto. Para não errar na categoria do projeto, confira 8 perguntas recorrentes sobre como fazer a melhor escolha. Essas questões foram tiradas do site do Prêmio Aberje 2016 e a decisão final cabe aos responsáveis de cada ação, que deverão refletir sobre seus projetos, levando em conta suas características estratégicas, inovadoras e técnicas.
1- Minha empresa tem um jornal de comunicação interna: inscrevo na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno, Mídia Impressa ou Publicação Especial?
Em geral, trabalhos para Comunicação e Relacionamento com Público Interno não são focados em canais específicos, mas privilegiam estratégias de informação e relacionamento, que podem até ser desdobradas em instrumentos criados ou renovados. Em Publicação Especial, o ideal é serem publicações que não tenham periodicidade, mas que representem uma edição diferenciada ou até única.
2- Um projeto de Comunicação Integrada, que prevê ações para vários públicos de relacionamento, também pode ser inscrito em categorias específicas de públicos (imprensa, funcionários e outros)?
Um projeto completo inscrito em Comunicação Integrada, caso seja também inscrito em qualquer outra categoria, será desclassificado. A organização responsável precisa fazer uma escolha única. Em geral, projetos mais genéricos acabam perdendo força se colocados diante de concorrentes focados em um stakeholder.
3- Um projeto voltado para o público consumidor pode ser enquadrado na categoria “Comunicação e Relacionamento com a Sociedade”?
O responsável pela inscrição precisa ter claro o contexto, o objetivo e as táticas de seu projeto, que se direcionam para ações de comunicação para gestão de relacionamento, programas de valorização e propostas de educação e envolvimento (caso da categoria “Comunicação e Relacionamento com o Consumidor”) ou para a sociedade e estejam alinhados à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), com a finalidade de ampliar e melhorar a confiança e a credibilidade da empresa na percepção da sociedade (caso da categoria “Comunicação e Relacionamento com a Sociedade”).
4- Posso utilizar outro formato de apresentação sem ser em programa Word, formato de página impressa A4, corpo (tamanho da letra) 12 e entrelinhamento 1,5, conforme regulamento do Prêmio Aberje?
Sim, o layout do texto impresso pode ser em outro formato, porém dever ser respeitado o limite de 12 mil caracteres (sem espaço). Atente para o fato que, no caso da versão digital que deve acompanhar o trabalho, esta que deverá atender às normas do regulamento.
5- Fizemos aqui um grande projeto de comunicação, que teve um evento de lançamento. Por isto, inscrevi em “Comunicação e Organização de Eventos”. Está certo?
Um evento de lançamento, mesmo se citado entre várias ações de comunicação de um determinado projeto, pode ser inscrita em “Comunicação e Organização de Eventos”. Mas é preciso que o responsável avalie se este evento foi central para a estratégia, e contenha elementos diferenciadores, ou se somente é formado por uma das ações. Talvez a ideia seja a articulação de diversas frentes de comunicação num mesmo sentido e objetivo, o que demonstra que o trabalho está adequado à categoria.
6- Remodelamos nossa revista interna e estamos na 10ª edição de um prêmio para o melhor funcionário, com várias novidades. Onde posso inscrever essas ideias no Prêmio Aberje?
Se as ações dirigidas a funcionários estiverem articuladas numa estratégia de relacionamento e contiverem outras atividades, elas podem ser agrupadas na categoria “Comunicação e Relacionamento com o Público Interno”. Porém, se você está-se referindo a ações pontuais, que não têm uma conexão direta e proposital entre si, seria mais adequado levar a revista para a categoria “Mídia Impressa”, onde será avaliado o projeto gráfico e linguagem como peça, e os 10 anos do prêmio para melhor funcionário para a categoria “Comunicação e Organização de Eventos”.
7- Fizemos um campeonato esportivo para a comunidade. E também houve ações para nossos funcionários. Não estou sabendo onde devo fazer a inscrição no Prêmio. Como decido?
Tudo depende do objetivo que este projeto foi criado, implementado e avaliado. Mas quando o foco do projeto for o envolvimento de um ou mais públicos estratégicos por meio de uma ação esportiva, há uma categoria específica – “Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas”. Entretanto, no caso dos funcionários, se o projeto esportivo faz parte de um programa maior, com diversas outras atividades com outros apelos de mobilização neste mesmo e único público estratégico, é mais adequado inscrever-se em “Comunicação e Relacionamento com o Público Interno”.
8- Nossa empresa realizou uma campanha de marca no exterior. Ela foi veiculada em inglês. Onde devo inscrever no Prêmio Aberje?
Em geral, todos os esforços de comunicação ligados a posicionamento e branding de uma organização estão enquadrados na categoria “Comunicação de Marca”. Mas como esta ação se dá no exterior – independente de ser veiculada em língua portuguesa ou outro idioma – foi instituída a categoria “Comunicação e Relacionamento Internacional”, buscando ações de comunicação e relacionamento veiculadas ou realizadas fora do Brasil e que envolvam um ou mais públicos estratégicos da empresa. Mas atente para o fato: só são aceitas candidaturas se forem apropriadas, e/ou executadas, e/ou orientadas por uma equipe de comunicação brasileira.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país