Durante o mês de setembro, a 3M do Brasil promove ações em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Voltadas para o público interno e externo, atividades reforçam o compromisso global da companhia no que tange diversidade, equidade e inclusão de suas equipes
A 3M do Brasil realiza uma série de atividades voltadas para o público interno e externo durante todo o mês de setembro. A iniciativa faz alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21/9, e fortalece o compromisso da companhia na promoção da diversidade, equidade e inclusão em todas as suas frentes de trabalho nos mais de 70 países onde está instalada.
No dia 23/9, em parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), a companhia participará de um evento híbrido para compartilhar boas práticas de inclusão e diversidade junto com outras organizações e celebrar a formalização da Rede como entidade jurídica depois de dez anos atuando como um movimento empresarial. Desde setembro de 2021, a 3M do Brasil é uma das 14 empresas que compõem o grupo diretor da Rede, que tem a finalidade de identificar desafios para recrutar, desenvolver e promover pessoas com deficiência nas organizações, buscando compartilhar conhecimento e iniciativas, estabelecer parcerias e projetos, fortalecer a comunicação, entre outras dimensões, ajudando a REIS em seu objetivo maior de incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Antes disso, no dia 21/9, a drag queen Kitana Dreams, surda sinalizada e oralizada, ao lado da professora Sheila Reis Costa, docente na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e pesquisadora nas áreas de Estudos Surdos e Estudos da Tradução com ênfase no sentido Libras – Língua Portuguesa Oral com variação em Estilo de fala e Identidades de Gênero, irá realizar uma palestra para os funcionários da 3M. A ação é organizada em parceria pelos grupos de afinidade LGBTQIA+ e de Pessoas com Deficiência, formados por colaboradores voluntários da companhia. A transmissão em tempo real às quatro fábricas na empresa localizadas no estado de São Paulo e Manaus terá tradução simultânea em libras, para que os mais de 3 mil funcionários possam acompanhar.
No mesmo dia, todos os refeitórios da 3M no país serão decorados com frases capacitistas para a sensibilização do público interno, além de terem notas Post-it® disponibilizadas para que os colaboradores assumam simbolicamente o compromisso de não replicar frases de cunho preconceituoso contra pessoas com deficiência.
“Todo colaborador 3M possui uma experiência, habilidade e deficiência, personalidade, estilos e formas de pensar distintas e são essas diferenças que nos ajudam a entender melhor as necessidades do mundo e, como consequência, os anseios dos nossos clientes, fornecedores e parceiros comunitários da 3M. Buscamos promover um ambiente inclusivo, equitativo e diversificado onde cada um possa se tornar protagonista no desenvolvimento das soluções que criamos à sociedade por meio da ciência”, comenta Mariana Soares, líder do grupo de Afinidade de Pessoas com Deficiência. “Queremos promover ações que gerem reflexão a cada um de nós para a importância da inclusão social e o valor que a diferença tem em nossa companhia”, completa.
No final de setembro, acontecerão sorteios do livro Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva que, aos vinte anos, época em que estudava engenharia agrícola, perdeu parte dos movimentos do corpo após um acidente. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre o tema e mostrar que a deficiência é apenas uma característica, e que a vida vai muito além dela”, comenta Mariana.
Repetindo ação de sucesso realizada no último trimestre de 2021, todas as quintas-feiras de setembro o canal da 3M no Instagram revive o conceito do Dicionário Empático, orientando as pessoas a evitarem expressões capacitistas e adotarem comunicação inclusiva.
Desde 2019, a 3M Brasil possui o Grupo voltado para trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência na companhia. Sua missão é promover um local de trabalho que acolha as pessoas com deficiência; aumentar a conscientização e educar sobre questões da deficiência no local de trabalho e servir como um recurso fornecendo informações valiosas para a 3M em relação ao design acessível dos produtos e instalações. Atualmente, a 3M possui 163 funcionários com deficiência no Brasil, o que corresponde a 5% do total de contratados, em conformidade com a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), que estabelece que empresas com mais de 1 mil funcionários tenham pelo menos 5% de seu quadro destinado a pessoas com deficiência. “Como aspiração, a 3M planeja aumentar essa porcentagem acima da lei de cotas para efetivamente representar a sociedade brasileira”, finaliza Mariana Soares.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país