Dow conquista certificação internacional de sustentabilidade para duas fábricas no Brasil
A Dow conquistou a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) na fabricação brasileira de Óxido de Propileno/Propilenoglicóis e de soda cáustica na planta de Aratu (BA) e na de poliol, no Guarujá (SP). As duas plantas se tornaram as primeiras fábricas da companhia reconhecidas com o selo na América Latina.
A certificação ISCC PLUS reconhece o processo incorporado pela Dow nessa produção que substitui o uso de energia e materiais de origem fóssil por matéria-prima de origem alternativa combinada com fontes de energia renováveis. O certificado foi obtido após auditoria externa realizada por uma empresa totalmente independente.
“Em nossa jornada de sustentabilidade trabalhamos para prover soluções que reduzam as emissões de carbono e o consumo de recursos, e impulsionar a circularidade, gerando valor aos nossos clientes e à sociedade. Com a conquista da certificação ISCC PLUS buscamos acelerar essa transformação, alinhando ações e estratégias ao nosso compromisso global e às necessidades dos mercados locais. Sustentabilidade não é um meio, é parte do nosso negócio”, ressalta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina.
Produção mais sustentável e mercados beneficiados
O ISCC PLUS é uma certificação internacional para cadeias de suprimentos totalmente rastreáveis e ambiental, social e economicamente sustentáveis. Destina-se a todas as empresas que queiram provar que as suas matérias-primas provêm de fontes sustentáveis. Isto inclui matérias-primas de base biológica, como produtos agrícolas e florestais, e matérias-primas circulares, como resíduos e reciclados.
Na Dow, a qualificação se deu por meio da abordagem do balanço de massa. “O balanço de massa é a melhor técnica para demonstrar o uso de matérias-primas alternativas e renováveis em escala, no setor químico”, enfatiza Thales de Oliveira, líder de sustentabilidade para as Américas da Dow Poliuretanos. “A certificação ISCC PLUS é um marco significativo em direção a produtos mais sustentáveis para os mercados finais na América Latina, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade”, completa.
A conquista do ISCC PLUS nas fábricas do Brasil integra o objetivo de obter a certificação de todas as plantas do Negócio de Poliuretanos, que incluem a produção de vinil de cloro-álcali, óxido de propileno e propilenoglicol, em todo o mundo. No total, mais de dez plantas do Negócio já receberam o certificado, incluindo a fábrica localizada em Freeport (Texas/ EUA) e plantas europeias.
As unidades certificadas com a ISCC PLUS são responsáveis pela fabricação de tecnologias direcionadas aos mercados automotivo, de construção, de consumo, alimentício, de fragrâncias, farmacêutico, papel e celulose, cuidados domésticos e industrial.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país