Dívida de municípios com a Sabesp é tema de debate na Aberje
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Na noite de ontem (25) aconteceu na sede da Aberje, em São Paulo, o lançamento do livro “Água, Crise e Conflito em São Paulo”, de autoria do advogado Rubens Naves. Com o pano de fundo sobre a questão ambiental e o histórico do saneamento básico do Brasil desde a década de 50, a obra apresenta os embates judiciais existentes entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
O evento de lançamento contou com um debate entre o autor, que também é membro do Conselho Consultivo da Aberje, e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, sob mediação do jornalista Juca Kfouri. O advogado explicou que municípios da RMSP acumulam dívidas com a estatal que chegam quase a R$ 7,5 bílhões, em um imbróglio jurídico que vem desde a década de 90. Sobre este assunto, o presidente da Sabesp comentou que existe a possibilidade de acordo com os municípios, no sentido de assumir a operação de saneamento desses locais.
No debate, também foram falados temas como o desperdício de água na distribuição, o modelo de empresa mista da Sabesp, os investimentos e perspectivas futuras, e o que esperar do próximo ano.
“Por que o lançamento deste livro está sendo feito na Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial?”, refletiu Naves. Ele diz, parafraseando Paulo Nassar – diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP –, que as empresas precisam ter narrativas, precisam trabalhar e aperfeiçoar a sua comunicação. Nesse sentido, Kelman concorda e afirma que a Sabesp precisa interagir melhor com a comunidade, com as organizações sociais, com os empresários desses municípios. “Se eu perco a guerra da comunicação, eu perco a causa”, concluiu o autor.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires