Diabetes e a saúde do coração são temas do quadro Receitas do Coração da Novo Nordisk no programa The Chef, da Band TV
A relação entre o diabetes e as doenças cardiovasculares é um tema de grande importância na área da saúde, uma vez que pacientes com diabetes têm um risco maior de sofrer complicações cardiovasculares. Para falar sobre o assunto, o quadro mensal da campanha Quem vê Diabetes vê Coração, da Novo Nordisk, no programa The Chef, apresentado por Edu Guedes na Band TV, vai abordar os cuidados com a alimentação de pacientes que vivem com diabetes.
Com uma abordagem descontraída e leve, o “Receitas do Coração” contará com as participações do médico endocrinologista Dr. João Eduardo Nunes Salles e do jornalista Tom Bueno, criador do canal Um Diabético, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 22 anos e que aborda sua rotina nas redes sociais. Enquanto Edu Guedes prepara a receita escolhida pelo público, ele e os convidados conversarão sobre a relação entre o diabetes e as doenças cardiovasculares, além da importância de uma alimentação saudável tanto para quem convive com o diabetes quanto para aqueles que ainda não receberam o diagnóstico, visando à prevenção.
O quadro “Receitas do Coração” é um projeto da Novo Nordisk que já foi transformado em livro e vídeos para as redes sociais. Essa iniciativa é parte da campanha “Quem vê Diabetes vê Coração”, criada em 2019 pela empresa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a relação entre o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato de que pessoas que vivem com essa condição têm o dobro de risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame¹.
O quadro será exibido no dia 30 de agosto, a partir das 9h25, pela Band TV e no canal no Youtube.
Sobre o diabetes
O diabetes é uma condição crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia ao organismo. A incidência mais comum de diabetes é o tipo 2, quando o organismo apresenta resistência à ação da insulina produzida pelo pâncreas.
O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos inadequados. Embora seja considerada uma doença silenciosa e não apresente sinais na maior parte do tempo, alguns sintomas podem surgir quando os níveis de açúcar estão muito altos no sangue, incluindo fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, formigamento nos pés e mãos, visão embaçada e demora na cicatrização de feridas no corpo.
Já o diabetes tipo 1, geralmente diagnosticado na infância ou adolescência, e também em adultos, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o que exige um tratamento com uso diário de insulina. Seus sintomas incluem fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, fraqueza, perda de peso, fadiga, náusea e vômito.
O diabetes pode desencadear complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Independentemente do tipo, ao aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure o atendimento médico especializado para, após o diagnóstico, dar início ao tratamento adequado.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país