24 de agosto de 2023

Diabetes e a saúde do coração são temas do quadro Receitas do Coração da Novo Nordisk no programa The Chef, da Band TV

Iniciativa da campanha Quem vê Diabetes vê Coração vai ao ar sempre na última quarta-feira do mês

A relação entre o diabetes e as doenças cardiovasculares é um tema de grande importância na área da saúde, uma vez que pacientes com diabetes têm um risco maior de sofrer complicações cardiovasculares. Para falar sobre o assunto, o quadro mensal da campanha Quem vê Diabetes vê Coração, da Novo Nordisk, no programa The Chef, apresentado por Edu Guedes na Band TV, vai abordar os cuidados com a alimentação de pacientes que vivem com diabetes. 

Com uma abordagem descontraída e leve, o “Receitas do Coração” contará com as participações do médico endocrinologista Dr. João Eduardo Nunes Salles e do jornalista Tom Bueno, criador do canal Um Diabético, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 22 anos e que aborda sua rotina nas redes sociais. Enquanto Edu Guedes prepara a receita escolhida pelo público, ele e os convidados conversarão sobre a relação entre o diabetes e as doenças cardiovasculares, além da importância de uma alimentação saudável tanto para quem convive com o diabetes quanto para aqueles que ainda não receberam o diagnóstico, visando à prevenção. 

O quadro “Receitas do Coração” é um projeto da Novo Nordisk que já foi transformado em livro e vídeos para as redes sociais. Essa iniciativa é parte da campanha “Quem vê Diabetes vê Coração”, criada em 2019 pela empresa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a relação entre o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato de que pessoas que vivem com essa condição têm o dobro de risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame¹. 

O quadro será exibido no dia 30 de agosto, a partir das 9h25, pela Band TV e no canal no Youtube

Sobre o diabetes  

O diabetes é uma condição crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia ao organismo. A incidência mais comum de diabetes é o tipo 2, quando o organismo apresenta resistência à ação da insulina produzida pelo pâncreas.  

O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos inadequados. Embora seja considerada uma doença silenciosa e não apresente sinais na maior parte do tempo, alguns sintomas podem surgir quando os níveis de açúcar estão muito altos no sangue, incluindo fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, formigamento nos pés e mãos, visão embaçada e demora na cicatrização de feridas no corpo.  

Já o diabetes tipo 1, geralmente diagnosticado na infância ou adolescência, e também em adultos, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o que exige um tratamento com uso diário de insulina. Seus sintomas incluem fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, fraqueza, perda de peso, fadiga, náusea e vômito.  

O diabetes pode desencadear complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Independentemente do tipo, ao aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure o atendimento médico especializado para, após o diagnóstico, dar início ao tratamento adequado.  

  • COMPARTILHAR: