Dia Mundial do Coração: #UmSóCoração, da Novo Nordisk, invade aeroportos para conscientizar sobre a conexão entre obesidade, diabetes e coração
Na semana marcada pelo Dia Mundial do Coração, a Novo Nordisk realiza a segunda edição da iniciativa #UmSóCoração, que tem o objetivo de conscientizar sobre a relação entre a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares. De 24 a 29 de setembro, a conexão entre as doenças será reforçada em locais em que conexões mais acontecem: aeroportos.
Quem passar pelos saguões dos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife (Aeroporto Internacional de Recife) encontrará a ativação que conta com um totem, em que poderão enviar mensagens pré-definidas sobre saúde para um dos outros aeroportos participantes. As mensagens serão exibidas nos painéis digitais dos locais escolhidos e intercaladas com informações sobre a relação entre as doenças.
Para incentivar o engajamento do público, a Novo Nordisk fará uma doação de R$ 85 mil para uma instituição de assistência a pacientes com cardiopatias, caso a meta de 29 mil mensagens compartilhadas seja atingida até o final do dia 29/9, Dia Mundial do Coração.
“A obesidade, o diabetes e o coração têm uma relação estreita que precisa ser reforçada para que as pessoas se conscientizem e possam se prevenir. Optamos por levar a nossa ação deste ano para os aeroportos, para deixar clara a conexão entre as doenças e por acreditar no potencial desta mídia para alcançar o nosso público-alvo. Aproveitamos a iniciativa para não apenas espalhar as informações, mas também beneficiar uma instituição voltada às pessoas com cardiopatias”, explica Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk.
A ação não ficará restrita aos aeroportos. Quem não estiver nos locais das ativações poderá compartilhar as mensagens por meio da landing page. E para incentivar a participação, o #UmSóCoração contará com Reels da jornalista Astrid Fontenelle, apresentadora do programa “Chegadas e Partidas”, além do squad de influenciadoresda campanha Saúde Não Se Pesa, formado por Daiane dos Santos (@daiane_gs_), Matheus Granado (@matheusgranado), Esllin Granado (@esllingranado) e Fany Ramos (@fanyramos).
Na sede da Novo Nordisk será disponibilizado um totem, idêntico ao utilizado nos aeroportos, para que os colaboradores também participem da iniciativa. A empresa também reforçará, por e-mail marketing, o papel do colaborador no compartilhamento de informações e conscientização de amigos e familiares sobre a relação entre as doenças.
#UmSóCoração
A iniciativa #UmSóCoração foi criada para o Dia Mundial do Coração do ano passado, a partir da união entre duas campanhas de conscientização da Novo Nordisk. O Saúde Não Se Pesa tem o objetivo de conscientizar sobre a obesidade como doença crônica para reduzir o tempo do diagnóstico ao início do tratamento com um profissional de saúde. Já o Quem vê Diabetes vê Coração, visa à informação sobre os riscos cardiovasculares associados ao diabetes tipo 2.
Doenças cardiovasculares: causa número 1 de mortes no Brasil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de pessoas têm alguma doença no coração e 400 mil morrem por ano em decorrência destas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.1
No Brasil, a incidência do diabetes afeta 9% da população e, entre pessoas acima de 18 anos, mais de 22% têm obesidade.2,3 A obesidade é considerada um fator de risco importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O acúmulo de gordura, especialmente quando localizado no abdômen, pode ocasionar a resistência à insulina e, consequentemente, elevar os níveis de açúcar no sangue, o que é um dos principais marcadores do diabetes tipo 2. Além disso, a obesidade está associada diretamente a doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.
O diabetes também amplia, de maneira significante, o risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois os níveis elevados de glicose no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, tornando o sistema cardiovascular mais vulnerável. Ademais, os níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo altos níveis de triglicerídeos e baixos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), também são fatores de risco para doenças cardíacas e podem estar presentes concomitantemente com diabetes e obesidade.
“As doenças cardiovasculares também podem agravar o diabetes, uma vez que prejudicam o suprimento de sangue para os órgãos e afetam a produção e regulação de insulina, assim como a obesidade também é fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. O fato de essas condições estarem intrinsicamente ligadas reforça a importância do acompanhamento profissional, independentemente, da enfermidade. Somente com um tratamento adequado e direcionado será possível minimizar ou reduzir o impacto dessas doenças na qualidade da vida dos pacientes”, explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Dra. Priscilla Mattar.
Nesse sentido, a especialista ressalta que cuidados básicos podem ser extremamente eficazes no controle dos fatores de risco, como, por exemplo, o monitoramento do peso, controle glicêmico e da pressão, estilo de vida saudável e acompanhamento médico regular.
Referências
- Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível no link.
- Atlas da Federação Internacional de Diabetes 2021. Disponível em IDF Diabetes Atlas. Acessado em setembro de 2023.
- Abeso – Mapa da Obesidade. Disponível no link.
Sobre Quem Vê Diabetes Vê Coração
Lançada em 2019, a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. O movimento conta com o apoio de sociedades médicas e de associações de pacientes com diabetes de todo o Brasil. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.
Sobre Saúde Não Se Pesa
Desde 2016, Saúde Não Se Pesa é um movimento para conscientização sobre obesidade coordenado pela Novo Nordisk. Seu objetivo é dar luz à obesidade como doença crônica, trazendo o assunto para debate, com informações e dados que evidenciem as doenças associadas à obesidade e os benefícios que o seu controle pode oferecer para uma melhor saúde e maior qualidade de vida. Reúne conteúdos educativos e informativos sobre obesidade, calculadora de IMC e localização dos médicos mais próximos. Acesse o site, o Facebook e o Instagram.
Destaques
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade