Dia mundial da reciclagem de alumínio: Nespresso reforça compromisso com a circularidade e acelera esforços sustentáveis
No Dia Mundial da Reciclagem de Alumínio, 28 de outubro, a Nespresso, pioneira e referência em cafés porcionados sustentáveis de alta qualidade, reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, destacando suas iniciativas de reciclagem e parcerias estratégicas.
De acordo com a Abal (Associação Brasileira de Alumínio), atualmente, a média mundial de reaproveitamento do material é de apenas 30%. Por isso, a Nespresso, que transforma o café em uma força para o bem, atua fortemente no avanço da circularidade; na inspiração de ações coletivas; na descarbonização de sua cadeia de valor; na regeneração de paisagens; e no empoderamento de comunidades.
Circularidade em ação
Atualmente, todos os consumidores da Nespresso contam com, ao menos, uma opção de reciclagem acessível. A empresa disponibiliza mais de 400 pontos de coleta espalhados pelo País e a opção de envio gratuito de cápsulas usadas via Correios. “Embora tenhamos a capacidade de reciclar todas as nossas cápsulas de alumínio, o maior desafio está em assegurar que elas retornem para nós. Por isso, estamos investindo em uma comunicação engajada e proativa que engloba a sustentabilidade em todas as frentes, incluindo campanhas de marketing, ações, ativações e parceria estratégicas”, afirma Marina Gargiulo, Gerente de Marca, Comunicação e Sustentabilidade na Nespresso.
A Nespresso tem como meta reciclar 60% de suas cápsulas até 2030. Atualmente, as cápsulas de café usadas da marca que retornam para os pontos de coleta são encaminhadas para o Centro de Reciclagem da empresa, em Osasco (SP), onde são separadas mecanicamente a borra de café e o alumínio. Este é então reciclado e volta para o seu ciclo de vida em diversas formas, enquanto a borra de café é destinada ao projeto Nespresso Hortas, que usa o resíduo orgânico como adubo para o cultivo de hortaliças orgânicas de forma regenerativa.
Consumo consciente
Além disso, a Nespresso Brasil se uniu em uma parceria com a Natura Ekos, marca da Natura reconhecida pelo uso de bioingredientes amazônicos e compromisso com a floresta em pé. Agora, as bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, best-seller da marca, terão alumínio proveniente das cápsulas recicladas de Nespresso em sua composição.
O primeiro lote do produto estará disponível nas lojas próprias da Natura a partir de 28 de outubro, no Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. As bisnagas passam a ser 100% de alumínio reciclado, sendo 10% desse volume oriundo das cápsulas Nespresso, o que representa um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas ao ano. As marcas, ambas Empresas B certificadas, estão comprometidas com a expansão da parceria, tendo como objetivo aumentar não apenas a porcentagem de alumínio proveniente das cápsulas na composição das embalagens, mas também o portfólio de embalagens de produtos Ekos desenvolvidos a partir de cápsulas Nespresso. Além da utilização de cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34 boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequada dos produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio.
Outro destaque em termos de circularidade é o tênis RE:GROUND, lançado no início desse ano. O produto foi desenvolvido em parceria com a startup francesa de moda upcycling Zèta e foi produzido com borra de café e outros materiais reciclados. O calçado, resultado de um ano de pesquisa, é vegano, pet friendly e feito com 80% de materiais reciclados e sustentáveis. O lançamento, em edição limitada, foi vendido exclusivamente no site da Nespresso.
Sustentabilidade do grão à xícara
Entre suas iniciativas globais, o Programa AAA de Qualidade Sustentável™ ganha destaque. Desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance, o programa promove boas práticas nas fazendas de café parceiras, focando em qualidade, inclusão e regeneração. Atualmente, mais de 140 mil produtores, em 18 países participam do programa, gerenciando mais de 345 mil hectares de forma sustentável. No Brasil, a Nespresso conta com mais de 900 fazendas parceiras que fazem parte do programa. “A Nespresso tem como compromisso oferecer café de alta qualidade, xícara após xícara, e sabemos que isso só é possível quando olhamos para as comunidades e meio ambiente. Por isso, há mais de 20 anos trabalhamos para construir uma cafeicultura não apenas mais sustentável, mas também regenerativa”, pontua Marina.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão