Dia da Mulher: Na via Dutra, pedidos de atendimentos médicos ou mecânicos podem ser realizados 100% por mulheres
Na CCR NovaDutra elas estão em todas as áreas, no atendimento ao cliente, na arrecadação e até na presidência da concessionária
Um motorista de caminhão saiu do sul do país com destino à Bahia. Ele segue pela via Dutra, quando no trecho de Aparecida (SP), o veículo apresenta um problema mecânico. Imediatamente o motorista entra em contato com concessionária através do Disque CCR NovaDutra e é prontamente atendido pela colaboradora Jéssica Caroline dos Santos, que trabalha no Centro de Controle Operacional (CCO) localizado em Santa Isabel (SP).
Com os detalhes informados pelo motorista de dados do veículo e localização, Jéssica abre um chamado de socorro mecânico no sistema da concessionária. Na sequência, a Operadora de Rádio do CCO, Ana Lúcia dos Santos, aciona um guincho pesado para socorro no local. No volante do guincho pesado (GP) está a Agente de Atendimento Monitoramento, Maria Rosângela dos Santos, que trabalha na base operacional de Lorena. Ela dirige um dos quatro super guinchos pesados da frota da concessionária e chega para prestar auxílio ao caminhoneiro.
A história relatada poderia ser real e mostra que na via Dutra as mulheres estão presentes em todas as áreas da concessionária exercendo funções até então predominantemente masculinas.
Presença marcante
Atualmente, são 499 mulheres que representam 43% do quadro total de colaboradores da CCR NovaDutra. Nenhuma outra área da concessionária tem mais mulheres do que a arrecadação. São 332 colaboradoras atuando como líderes e agentes de arrecadação nas praças de pedágio da rodovia.
Elas também estão presentes nos postos de pesagem de veículos, os PPVs. Entre elas, está a Agente de Atendimento de Pesagem Maria Cristina de Oliveira Corrêa Castro, que iniciou seu primeiro dia de trabalho no PPV de Queluz, no Dia Internacional da Mulher, em 2006.
E todo esse time, hoje, é coordenado por uma mulher. Desde o final de 2019, a presidência da CCR NovaDutra está sob o comando de Carla Fornasaro. “Diversidade em âmbito organizacional significa adicionar valor à empresa. Pensamentos diferentes trazem crescimento ao time e à empresa. Somos uma equipe diversa, plural e aguerrida que administra a rodovia mais importante do país”, diz Carla Fornasaro.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país