Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
No último dia 26 de março, o Quartel Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi o local para a palestra “Comunicação Estratégica e Legitimidade”, ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo. A iniciativa, organizada sob o comando do Coronel PM Emerson Massera Ribeiro, Chefe do Centro de Comunicação Social da PM, marcou uma das atividades de encerramento do Curso de Comunicação Social da Polícia Militar. O evento reuniu alunos da turma de 2024, composta por oficiais que atuam em diversas áreas de Comunicação, não apenas da Polícia Militar de São Paulo, mas também dos estados do Ceará, Paraná e Amazonas.
Durante a palestra, o Prof. Nassar proporcionou uma análise do ambiente social, político e tecnológico contemporâneo, baseando-se em pesquisas internacionais, e debateu cenários que podem impactar instituições e empresas nos próximos dois anos. Um dos pontos altos do evento foi a ampliação do diálogo entre as áreas de Comunicação, Educação e Inteligência, não apenas conceituadas de forma militar, mas também sob uma perspectiva mais abrangente.
A palestra abordou ainda o papel dos líderes na construção de uma cultura organizacional sólida em comunicação, destacando a importância da legitimidade na gestão estratégica da informação. Além disso, o Prof. Nassar encerrou a apresentação destacando a nobreza da profissão militar com uma análise retórica de discursos de líderes icônicos, como o do General Douglas McArthur na Academia Militar de West Point, em 1962, conhecido pela tríade “Duty, Honor and Country”e o famoso discurso “Nós nunca nos renderemos”, de Winston Churchill.
Ao longo da palestra, Nassar ressaltou partes específicas desses discursos, como suas aberturas impactantes, declarações de determinação inabalável, referências à história e tradição, mensagens de esperança e confiança, e apelos finais à união e solidariedade.
Um destaque foi dado ao papel da Aberje nas últimas décadas na formação de comunicadores militares brasileiros, principalmente por meio de suas participações em atividades educacionais promovidas pela entidade. A Aberje tem desempenhado um papel fundamental na capacitação e desenvolvimento profissional de comunicadores, contribuindo para a excelência da comunicação estratégica no ambiente militar.
O evento demonstrou a relevância e o interesse crescente no tema da comunicação estratégica e legitimidade dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fortalecendo ainda mais os laços entre os profissionais dessa área em todo o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão