Debate sobre Sustentabilidade da United Minds conta com a participação da Natura, International Paper e Nespresso
Realizado no último dia 24, o webinar “Cultura de Sustentabilidade: Desafios e Caminhos” da United Minds, divisão de consultoria de transformação cultural da Weber Shandwick, contou com a presença de Luciana Villa Nova, Gerente de Sustentabilidade da Natura, Tamara Natale, Gerente de Sustentabilidade e Relacionamento com a Comunidade da International Paper, e Guilherme Amado, Líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável no Brasil e no Havaí da Nespresso.
Na conversa moderada por Rodolfo Araújo, Vice-presidente LATAM da United Minds, foram discutidas questões de sustentabilidade relacionadas a cultura corporativa, como a implementação de diretrizes ASG e os efeitos da pandemia sobre esse tema. Entre os principais insights estão:
– Sustentabilidade não é uma questão trivial, é um modelo de negócio. Deve estar atrelada a todos os processos de uma organização e fazer parte de sua cultura corporativa. Hoje o público consumidor demanda um posicionamento das empresas sobre os problemas sociais e ambientais.
– Sustentabilidade não é um “pedágio”. As organizações não devem ser sustentáveis porque são cobradas, mas porque é o certo a se fazer. É preciso interiorizar esse pensamento em todas as áreas, lembrando que cada pessoa se motiva por algo diferente.
– Sustentabilidade é se preocupar com toda a cadeia de produção. Independentemente do tamanho de uma organização, é preciso ter atenção desde o impacto que ela causa nas comunidades onde está envolvida até o consumidor final.
– Sustentabilidade precisa de metas mais claras. É ideal traçar planos a longo prazo, como melhorias para os próximos 10 anos, mas também é preciso ter ações de médio prazo, prevendo objetivos que devem ser alcançados em até 3 anos, por exemplo.
– Sustentabilidade deve fazer parte do discurso das lideranças. Os líderes precisam de repertório para levar a mensagem adiante não só para os colaboradores, mas para o mundo. Devem estar cientes dos desafios da sociedade e pensar em maneiras para o seu negócio lidar com isso.
– Sustentabilidade se trata de renovação. A pandemia tem mostrado à humanidade que o planeta tem um limite. Após esse período, as organizações precisam pensar não em como compensar suas perdas, mas em como renovar seus modelos de negócio para o futuro.
O encontro foi o primeiro de uma série de webinares que serão organizados pela United Minds em 2021. O bate-papo na íntegra pode ser conferido aqui: https://youtu.be/XeTBE2g9A5A
Serviço
Webinar United Minds 2021
Cultura de Sustentabilidade: Desafios e Caminhos
Bate-papo na íntegra aqui: Webinar United Minds | Cultura de Sustentabilidade
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?