Dados de estudo do NiMD FAAP apontam novos nichos, como jogos e game shows, além de storytelling/audiodrama
Entre as diferentes possibilidades para produção e consumo de conteúdo, os podcasts têm se apresentado como uma categoria em crescimento e com tendência de ser ainda mais explorada por agências de publicidade e departamentos de marketing. É o que aponta o estudo “Tendências e demandas do podcast no Brasil”, do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP), instituição associada da Aberje.
“Foram identificados formatos ainda pouco explorados e com demanda reprimida, que se configuram um caminho para agências e produtores, pois foram apontados por mais de 30% dos entrevistados. São eles: jogos e game shows e storytelling/audiodrama, que atualmente representam 1,9% do total produzido. As antigas radionovelas já têm sido repensadas por empresas para aportarem em breve na podosfera brasileira”, explica o professor Marcelo Abud, autor do estudo que tem como coautores os ex-alunos da FAAP, Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga.
O desejo de frequência de ouvir os áudios também é um fato que também chama a atenção. Parte relevante dos que acompanham podcasts (44%) avalia que duas a três atualizações semanais seja a melhor periodicidade.
Outro aspecto apontado é que a maior parcela dos que já procuram por podcasts indicou que 10 a 60 minutos seja a duração ideal de cada episódio. “Os podcasts se tornaram uma realidade no dia a dia de muitos brasileiros que têm encontrado nesse tipo de distribuição de conteúdo uma forma eficiente de se informar e entreter diante de rotinas cada vez mais atribuladas”, reforça Abud.
O levantamento apontou que, entre as categorias de podcasts existentes no Brasil, cinema, séries e cultura pop ocupam a primeira colocação, com 20,9% do total. No entanto, conteúdos mais comportamentais, voltados à educação de crianças ou ao universo adulto se sobressaem em audiência em projetos jornalísticos ou em debates em formato de podcast.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país