Covid-19: mais de 300 famílias serão beneficiadas com doações no Baixo Sul da Bahia
Com objetivo de diminuir os efeitos da crise econômica causada pela Covid-19 e apoiar na prevenção da doença e segurança alimentar às famílias de produtores rurais beneficiadas pelo PDCIS, Programa Social da Fundação Odebrecht, a instituição e Organizações da Sociedade Civil parceiras iniciaram uma série de doações no Baixo Sul da Bahia. A estimativa é que mais de 300 famílias sejam beneficiadas com alimentos, álcool em gel e máscaras de proteção. A Odebrecht e a Fundação Odebrecht são associadas da Aberje.
Para Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias & Comunicação na Fundação, o apoio faz parte do compromisso do PDCIS e de investidores sociais, a exemplo da Mitsubishi Corporation, com as famílias atendidas pelo Programa. “Nosso esforço é uma tentativa de amenizar os impactos dessa pandemia em uma região que já sofre diante de diversas vulnerabilidades sociais. Juntos, podemos ser mais fortes na busca pela superação de desafios que são globais”, afirmou. Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda no mundo pode quase dobrar este ano, para 265 milhões, devido às consequências econômicas da Covid-19.
Na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), as primeiras doações já foram realizadas, beneficiando 120 alunos em formação e suas famílias. A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) planejam as ações para os meses de julho e agosto. Todos os alunos das Casas Familiares também estão recebendo o vale-alimentação do Governo do Estado da Bahia.
COMUNIDADES – Além dos beneficiários diretos do Programa, diversas comunidades do Baixo Sul da Bahia também estão sendo contempladas com doações das instituições executoras do PDCIS. Em maio, agricultores dos municípios de Igrapiúna e Piraí do Norte atendidos pela Organização de Conservação da Terra (OCT), parceira da Fundação, realizaram a doação de parte de suas produções agrícolas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piraí do Norte. Foram doados 1.300 kg de alimentos como abacate, aipim, banana, palmito, dentre outras frutas e verduras para a população que está na linha de vulnerabilidade por conta da Covid-19.
Arlete Kátia, coordenadora do grupo Primeira Infância nas Ruas, uma das instituições beneficiárias, comemorou a ação solidária. “Esses produtos serão entregues para famílias carentes, que com certeza ficarão muito agradecidas por este gesto”, disse. Já Cfaf e CFR-I fortaleceram a prevenção ao Coronavírus nos municípios onde estão localizadas. As instituições realizaram a doação de máscaras de proteção e álcool em gel para o Comitê de Campanha Covid-19 de Igrapiúna, contemplando também alimentos, e para a Secretaria de Assistência Social de Nilo Peçanha.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?