Conversas Bem Contadas: Sicredi lança websérie com dicas de educação financeira
Oferecer educação financeira numa linguagem acessível e com dicas práticas para o dia a dia. Com esse objetivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados em todo o Brasil, lança o Conversas Bem Contadas. O novo projeto do programa Cooperação na Ponta do Lápis apresenta sete vídeos que abordam diferentes soluções financeiras, como investimentos, previdência, consórcios, seguros, poupança e o crédito consciente, que podem ser aliadas na organização do orçamento.
A iniciativa integra uma série de ações realizadas pelo Sicredi durante a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) desde 2014, e que este ano será de 15 a 21 de maio.
Em cada episódio da websérie, a especialista em educação financeira da Central Sicredi PR/SP/RJ Alyne Lemes conversa com um profissional da instituição financeira cooperativa. O projeto ainda contempla um vídeo de abertura com mensagem do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. “Nos episódios, nossos colaboradores voluntários abordam de forma simples e próxima como nossas soluções financeiras podem apoiar a construção de uma vida financeira mais saudável. Num país como o nosso, onde vivemos com inflação e juros oscilantes, é muito desafiador manter uma vida financeira equilibrada e sustentável. Mas podemos fazer juntos, e observar o engajamento dos nossos voluntários tanto nos vídeos quanto em todas as nossas agências. Durante esta semana, por meio de debates, informações e dicas, será possível alcançar o nosso objetivo de construirmos uma sociedade mais próspera”, destaca.
Os vídeos do Conversas Bem Contadas podem ser assistidos no canal oficial do Sicredi no YouTube a partir do dia 15 de maio. A ideia é que os filmes também possam ser utilizados durante oficinas de educação financeira e eventos promovidos pela instituição financeira cooperativa nas comunidades onde atua.
Sicredi também lança jogo no metaverso para educação financeira
Durante a Semana ENEF também será lançado o Roblox, jogo no metaverso que aborda, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo. A aplicação foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona a crianças e adolescentes interagir com os habitantes do Universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras no comércio local, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo. O objetivo é promover uma cultura financeira mais consciente e responsável desde a infância. O jogo pode ser acessado em www.roblox.com/games/9847207807/Universo-S902.
Educação Financeira como missão
Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido diversas ações de educação financeira, entre elas o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, com oficinas gratuitas em centenas de municípios. A ação, executada desde 2017 nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, se tornou nacional em 2020 e envolve colaboradores voluntários das cooperativas Sicredi de todo o Brasil.
“A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, conta o superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, Romeo Balzan.
Além disso, o Sicredi mantém uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) para a produção de revistas em quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, além de gibis da Turma da Mônica Jovem com o tema “educação financeira”. Com uma linguagem lúdica, leve e voltada ao público infantil e adolescente, as produções têm conteúdos baseados no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil.
Somente em 2022, foram realizadas mais de 1,2 mil ações de educação financeira, entre elas oficinas, peças teatrais e distribuição das revistas da Turma da Mônica pelas Cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – um movimento que impactou quase 100 mil pessoas somente nos três estados. “Desenvolvemos várias iniciativas voltadas às pessoas de todas as idades com o intuito de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos nossos associados e da sociedade. E, para essa missão, contamos com o apoio e protagonismo de nossas cooperativas e de inúmeros voluntários. Acreditamos que, por meio do conhecimento transmitido de forma simples e clara, auxiliamos na promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento para um mundo melhor”, finaliza Dasenbrock.
Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)
O Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida.
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão